Morro do Ouro
Apiaí foi fundada para organizar a região e a exploração do morro do Ouro. Inicialmente, foi encontrado ouro de aluvião e, depois, com a exaustão das reservas de minério secundário superficial, foi iniciada a lavra subterrânea, que funcionou de maneira intermitente entre 1889 e 1942.
Durante muitos anos, o morro ficou abandonado e só em 1998 a área foi transformada em parque, tendo como objetivo a preservação do meio ambiente e a criação de um ponto turístico e de lazer para a cidade.
Morro do Ouro 2
Há uma lenda que diz que, durante a exploração de um túnel, lá nos tempos da colônia, houve um desmoronamento matando 150 escravos.
À noite, à porta dos inúmeros túneis do morro, ouvem-se sussurros, lamentos e pedidos de socorro...
Alguém se arrisca?
Morro do Ouro 3
Conta-se que antigamente, naqueles dias de chuva, as mulatas iam levar mantimentos para os escravos apoiando-se em taquaras. Depois, quando lavavam a peça, extraíam ouro em pó, que ficava grudado, e o salpicavam no cabelo para desfilarem mais tarde nos salões de festas.
Morro do Ouro 4
O morro ficava cheio de gente, parecia um formigueiro – fora escavado de ponta a ponta em busca do ouro. Antigos moradores contam que explosões de dinamite ecoavam pelas ruas da cidade, e copos tremiam em cima das mesas de almoço...
Fonte: Livro: Apiaí - pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário