DO MUNICÍPIO
Templo da Igreja Católica nos anos 60
Fonte: Acervo Digital - Zé do Correio
A cidade de Sandovalina teve seu início como povoado por volta de 1950, pela fundação de Vila pelo Sr. Antonio Sandoval Neto, proprietário de vasta área de terras na região.
A fundação do povoado deveu-se aos últimos resquícios de pioneirismo que se notava na região da alta Sorocabana e que demandava rumo ao norte/nordeste do Paraná e ao sul do Mato Grosso do Sul.
Aos poucos o povoado foi crescendo, o seu comércio se desenvolveu e seu fundador, visualizando no local uma futura cidade, loteou uma pequena área em torno do povoado que lhe florescia, vendendo os lotes à prestação.
Sandovalina então dinamizou e os seus moradores, tomando consciência de suas forças, reivindicam melhor situação administrativa.
Mercê de suas reivindicações deu-se a criação do Distrito de Paz de Sandovalina, criado no Município de Presidente Bernardes, com sede e povoado de igual nome e com território desmembrado do Distrito de Nova Pátria, pelo Decreto nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, porto em execução de 1º de janeiro de 1954.
Não parou aí o desejo da população de Sandovalina.
Alguns anos após, pleitearam a criação do município.
Assim, Sandovalina foi elevada a Município, com sede na mesma vila e de igual nome, pela Comissão Administrativa do Estado, pela Lei nº 5285 de 18 de fevereiro de 1959, instalando-se o Município em 1º de janeiro de 1960.
site da Prefeitura Municipal local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário