segunda-feira, 2 de maio de 2022

COMISSÃO CHEFIADA POR TEODORO SAMPAIO 1886.



Nesta foto, de 1886, estão os membros da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo que, naquele ano, passou pela região sudoeste paulista no primeiro grupo exploratório do rio Paranapanema, rio Itapetininga e afluentes como o Guareí em Angatuba. 
A comissão era chefiada por Teodoro Sampaio (1855-1937), na foto ao centro, ele que era engenheiro, geógrafo, escritor e historiador baiano, filho de uma escrava e um padre. 
Depois de passar por Itapetininga, Angatuba e a área que hoje é Campina do Monte Alegre, também onde está localizada a cidade de Paranapanema atualmente, a comissão seguiu estudando a bacia do Paranapanema até sua foz no rio Paraná. 
Teodoro que já havia feito cartas topográficas de bacias hidrográficas da Bahia integrou em 1880 a "Comissão Hidráulica", nomeada pelo imperador Dom Pedro II, sendo o único engenheiro brasileiro entre norte-americanos. 
A sua participação como geógrafo, cartógrafo e topógrafo na comissão paulista deu-se a partir do convite do geólogo norte-americano Orville Derby. 
O objetivo era prover a Província de São Paulo, de estudos regulares do território e do subsolo, e principalmente, executar os levantamentos topográficos para gerar mapas confiáveis para dar suporte técnico às ações do Poder Público, que se via em dificuldades diante da valorizacão das terras e das concessões solicitadas pela iniciativa privada para a construção da infraestrutura, como as ferrovias, e demais serviços públicos urbanos e de apoio a produção agrícola e industrial. 
Também aqui postada a planta do rio Itapetininga elaborada por Teodoro Sampaio e sua equipe.

Página do Ayr Antunes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário