URU
PREFEITURA MUNICIPAL DE URÚ
AV. FRANCISCO TELLES, 461
CEP: 16650-000
FONE: (14) 3582-800
EMAIL: GABINETE@URU.SP.GOV.BR
SITE: WWW.URU.SP.GOV.BR
HISTÓRICO
A ORIGEM
Uru surgiu nas primeiras décadas do século XX. Conta à história que seu fundador emérito, Sr. Paschoal Flamino, que era colono de café à muito tempo, nos idos de 1.910 adquiriu uma propriedade no município de Pirajuí, dedicando-se ao cultivo de café, e em 1.919 trasladou-se para a localidade onde hoje se encontra o município de Uru, adquirindo uma fazenda de aproximadamente 180 hectares de terras inexploradas que, com arrojo desbravou-as para dar continuidade à lavoura cafeeira, e então buscou fundar uma vila.
CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
O patrimônio de Uru desenvolveu-se rapidamente e em 1.953, o então Governador do Estado, Dr.Lucas Nogueira Garcez, promulgou a Lei nº 2456, de 30/12/1953, dando a Uru sua emancipação política com instalação em 01-01-1954, com o nome atual de URU.
Quando de sua emancipação política, chegou a ter uma população de 4.000 habitantes, a grande maioria residindo na zona rural, trabalhando na lavoura de café.
Na década de 1960 a cafeicultura, principal pólo econômico regional, começou a se inviabilizar porque seu comércio tornou-se oscilante no mercado exterior. Á curto prazo não houve política de preços, e à médio prazo passou-se a adotar uma política de abandono no trato, pois os insumos, e a matéria-prima importada, ficaram caríssimas e fora do alcance da grande maioria. A situação no município foi ficando insustentável, pois o mesmo tinha uma base econômica primária sem nenhuma indústria ou atividade comercial atuante, o que provocou o êxodo rural e a migração da população para outros centros urbanos, o que esvaziou a cidade de Uru. Hoje o município conta com uma população de 1.406 habitantes, sendo 503 na zona rural.
Memorial dos Municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário