A cidade abriga o local que pertenceu ao ilustre literário José Bento Monteiro Lobato.
A cidade está localizada próxima a Taubaté.
Monteiro Lobato possui esse nome em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, que viveu na Fazenda do Visconde (depois Sítio do Pica-Pau-Amarelo), que fica na estrada que vai para Caçapava e Taubaté, onde escreveu muitos de seus livros, como os Urupês. As danças folclóricas são incentivadas em favor da preservação das tradições.
O Moçambique, dança de origem africana com versos e louvores a São Benedito, atrai jovens e adultos que animam as festividades.
Outras manifestações como a Catira, Quadrilha Junina e a Viola Caipira traduzem o modo de vida lobatense.
As comidas tropeiro e caipira são oferecidas aos visitantes nos tradicionais restaurantes da cidade.
Aconchegantes pousadas acolhem os turistas durante o ano todo, oferecendo o que há de mais belo na natureza: trilhas, passeios a cavalo, caminhadas e deliciosos cafés no estilo rural, cachoeiras e córregos.
Todos esses elementos formam um conjunto perfeito para prática de esportes radicais ou para quem quer simplesmente curtir a natureza.
Monteiro Lobato exibe o charme e a tranquilidade de uma cidade do interior.
Os seus moradores preservaram os seus jardins e árvores centenárias como a sibipiruna (espécie em extinção presente em todas as ruas do município).
Uma Matriz foi construída em homenagem à Santa Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso, toda em estilo barroco.
Os pontos turísticos principais são: o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Reino das Águas Claras, a Cachoeira da Mata do Farias, a Cachoeira do Zé Maria, o Mirante das Antenas, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Associação dos Artesões.
Guia do Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário