PORTAL TERRA DOS PASSARINHOS
ESPAÇO VOLTADO AO INTERIOR DE SÃO PAULO: GENTE, CIDADES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS.
domingo, 12 de agosto de 2018
TATUÍ - 190 ANOS. MUITA HISTÓRIA!
A Cidade Ternura Libertou seus escravos mesmo antes da Lei Áurea
A origem da palavra Tatuí vem do Tupi-Guarany e significa "Água do Rio do Tatu". Passou por diversas grafias diferentes, Tatuuvú, Tatuhú, Tatuhibi, Tatuy, Tatuhy, até chegar à forma atual.
Os bandeirantes, indo para o Sul, foram os primeiros a passarem por suas terras, movidos pelo ímpeto desbravador e explorador. Em busca de tesouros, expulsaram os indígenas que mantinham suas tribos no encontro entre os rios Sorocaba e Tatuuvú (hoje bairro da Barreira), local onde havia o cemitério dos primeiros habitantes da região.
A partir da fundação do povoado de Nossa Senhora Del Popolo, em Araçoiaba da Serra, estruturado a partir da implantação da fábrica de ferro, em 1682, foi desmembrado a faixa de terra hoje pertencente à cidade. A gleba foi concedida aos frades do Convento do Carmo de Itu, em 10 de novembro de 1609. Anos mais tarde, os frades se dividiram em dois grupos, um com sede próxima à freguesia de São João do Benfica e outro em um casarão em frente à Estação Sorocabana - unidade que seria mais tarde transferida para a Avenida Salles Gomes.
As terras seriam mais tarde arrendadas a Antonio Xavier de Freitas e Jeronymo Antonio Fiuza, sertanejos que aqui se estabeleceram. Tendo plenos poderes adquiridos por procuração, sobre as terras do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, os dois sertanejos transferiram o povoado de São João do Benfica para o local onde hoje é Tatuí.
No princípio do século XIX, com a fundação da Usina de São João de Ipanema, em 1810 – a primeira fábrica de ferro da América Latina - uma ordem régia proibiu o corte de madeira que não fosse exclusivo à atividade – fato que fez aumentar significativamente o número de moradores de Tatuhu, que passaram a se dedicar à agricultura.
Finalmente, em 11 de agosto de 1826 deu-se início à divisão de terras através de Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Com a demarcação do rocio, ocorreu então o arruamento da Rua 11 de Agosto.
Alguns pesquisadores e historiadores consideram o ano de 1822 - e não 1826 - como a fundação de Tatuí, pois acreditam que já havia um distrito constituído. Na data de 20 de setembro de 1861, Tatuí elevou-se a categoria de cidade. Em 26 de outubro de 1877 foi instalada a sua Comarca. Dez anos depois, Tatuí seria uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos mesmo antes da Lei Áurea.
O Hino e sua História
Maria Ruth Luz e Paulo Cerqueira Luz são naturais de Monte Santo de Minas, onde iniciaram seus estudos. Casaram-se em 1954 e se estabeleceram em Tatuí.
Ruth Luz sempre dedicou-se à música, foi professora em várias escolas, em Tatuí e outras cidades do Estado de São Paulo.
Paulo, já tendo trabalhado em vários ramos profissionais, estabeleceu-se em Tatuí como comerciante e ainda pintor, ganhando vários prêmios, foi auto-didata e tinha idéias muito avançadas para seu tempo. Gostava de tocar banjo, violão e cavaquinho.
O "Hino à Tatuí" foi composto em 1961, homenageando assim, a cidade que bem os recebeu.
Algumas outras obras dos autores do hino:
Hino a Caconde
Hino da Escola Estadual "José Tomás Borges"
"Os Meninos Cantores"
"Caridade"
"Criança, Criança"
"Treze de Maio"
Em 10 de agosto de 1964, a Câmara Municipal de Tatuí aprovou o projeto de lei de iniciativa do vereador Aido Luiz Lourenço, que estabeleceu como " Hino do Município de Tatuí " a música " Tatuí, Cidade Ternura " (nome original da composição de Ruth e Paulo Luz ).
O prefeito Paulo Ribeiro promulgou e sancionou a lei em 11 de agosto de 1964, publicamente, em solenidade realizada no salão nobre da Escola Industrial Sales Gomes, por ocasião do encerramento da " Semana da Música ", evento organizado pelo Conservatório local.
Letra de Paulo Cerqueira Luz
Música de Maria Ruth Luz
Tatuí, Cidade Ternura,
T
erra querida onde vivemos
Tens filhos de grandes méritos,
É justo que os louvemos:
Nas letras, Paulo Setúbal, recebeu seu galardão;
Na caridade, Chico Pereira, foi exemplo de cristão.
Estribilho:
No verde-esmeralda das melancias
No amarelo-ouro do abacaxi
Lembramos a Bandeira do Brasil
Nas colheitas de Tatuí.
Tatuí do XI de Agosto
Tatuí da Festa de São Jorge,
A ternura é a tua carga, o coração o teu alforje
A ternura é a tua carga, o coração o teu alforje
No progresso industrial, Manoel Guedes foi pioneiro;
Na música, Nacif e Bimbo brilharam no estrangeiro;
No pólo e no futebol, na justiça e na arte
No carnaval e no fandango, Tatuí fez estandarte.
Estribilho:
No verde-esmeralda ...
Download do Arquivo
(formato PDF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário