Corinthians x Palmeiras
História de: Antonio Calcagniti
Autor: Museu da Pessoa
Publicado em: 05/11/2016
SINOPSE
Em sua narrativa, Antonio Calcagniti nos conta a história de sua família italiana que veio para São Paulo vender garrafas vazias e depois montar um armazém. Em seguida, conta para nós como foi o crescimento de seu armazém de arroz e feijão e sua falência em 1971. Disso, decorreu a necessidade de reinvenção de seu negócio, fazendo-o se voltar para a venda de painço e alimentos para passarinhos. Depois, Antonio volta no tempo e nos conta sobre sua infância de corinthiano no Brás, envolto de brincadeiras e de futebol. Antonio nos conta também sobre as características do feijão e seus variados tipos, o crescimento da nova geração de comerciantes e, por fim, seus sonhos pessoais para o futuro.
Na infância eu fazia era só jogar bola. Lá o brinquedo da turma era jogar bola. O timeque eu torço? Não resta dúvida: Corinthians. E o meu irmão é palmeirense e assim por diante.Agora o bairro ficou santo. Antigamente existia rixa, existia briga. Ô!Porque o bairro era de barês e de espanhol. Todo espanhol era corintiano e todo barês era palmeirense. Existiu rixa por muito tempo. Depois foi acalmando,acalmando, acalmando, aí se misturou espanhol com italiano, foram casando, aí foi dando tudo certo, foi quando acalmou.
Aqui a rixa era tremenda. Briga entre eles mesmo, briga na rua era muito pouco,muito pouco. Existe uma coisa, a rua Caetano Pinto, que é do outro lado da avenida Rangel Pestana era onde moravam tudo os espanhóis. Então existia o time de futebol deles e quando jogava com o time aqui do lado, já viu né? Aqui era o time do São Vito. O São Vito foi um time de futebol que andou uns 30 anos, 30, 35 anos na mídia.O São Vito produziu Rafael, que era da seleção. Nicolino, Divo, Ferrão e algum maisque eu não lembro. Nossa, aqui no Brás se produziu craques, craques, craques, o bairro era bom mesmo pra isso daí. Porque onde é a Praça São Vito hoje era tudo campo, existia quatro, cinco, seis campos de futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário