A princípio Henrique Santos Dumont pretendendo seguir os passos
do pai Dr. Henrique Dumont, comprava em 1894 a fazenda Santa
Constância, aqui no município de São Simão - sp., e na escritura de
propriedade mudou-se o nome para Fazenda London, com a intenção
de construir uma estrada de ferro, para o transporte do café.
Em
1898 iniciou-se a construção dessa ferrovia em bitola de 1 metro
que partindo da Estação de Glória no km 236 da linha tronco da Cia
Mogiana, pretendendo chegar à fazenda London, e depois até
Cajuru, e comprou dois alqueires de terra do fazendeiro Manoel
Vieira Alves Palma, para construir ali sua estação.
Em 1907 com
o feito de Alberto Santos Dumont conseguir voar com seu 14 Bis, a
Cia Mogiana resolveu homenageá-lo mudando o nome de Estação
de Glória para Estação de Santos Dumont; em 15 de dezembro de 1909
a Cia Mogiana comprava essa ferrovia, por 625.000$000 contos de
réis, e fez vários melhoramentos na ferrovia dentre eles a construção
da Estação de Nhumirim, no município de Santa Rosa de Viterbo, sp.
Antes da venda da ferrovia Henrique Santos Dumont, resolveu
homenagear sua esposa, " Amália Ferreira de Camargo Dumont" e
mudou o nome de Fazenda London para Fazenda Amália.!!!
A Estação de Nhumirim foi inaugurada no dia 10.07.1910, mas em
03.01.1967 a Estação foi fechada definitivamente pela Cia Mogiana.
Nos dias de hoje a Estação encontra-se abandonada, sem trilhos.
Essa ferrovia teve uma duração pouco mais de 50 anos.!!!
Texto e Fotos de J.R.França
Nenhum comentário:
Postar um comentário