A VISITA DO DR. CARLOS BOTELHO, EM 1905
Em 1905, Iguape recebeu a visita de um político de muita projeção no Estado, o secretário da Agricultura, Dr. Carlos Botelho.
Para homenageá-lo a Câmara de Iguape realizou sessão solene no dia 17 de setembro de 1905, que contou com a participação de muitas autoridades e pessoas importantes da cidade.
O objetivo da visita de Carlos Botelho era percorrer o Município e estudar os meios de desenvolver novas fontes de riquezas e maior povoamento do solo.
Entre as autoridades presentes enfileiravam-se o coronel Jeremias Júnior, presidente da Câmara Municipal; coronel José de Sant'Anna Ferreira, vice-presidente da Câmara; major Joaquim José Rebello, Intendente Municipal; e os vereadores capitão Manoel de Andrada Silva, major João Baptista Moutinho e capitão Carlos de Souza Castro.
Entre os assistentes, destacavam-se as figuras do padre Domingos de Lemos, coadjutor da Paróquia de Iguape, tenente-coronel Antônio Jeremias Muniz, capitão Eurico Moutinho, capitão Júlio Fernandes de Aquino, capitão Luiz Gonzaga Muniz e o professor José Bueno da Veiga Júnior.
O sr. Arthur de Oliveira Santos, oficial do Registro Civil local, em nome da Câmara, proferiu eloquente discurso, saudando a presença do ilustre visitante.
Em seguida, falou o poeta Leite de Magalhães, que ofereceu ao secretário da Agricultura dois exemplares de um acróstico de sua autoria.
Seguiu-se com a palavra o sr. José Pedro Meirelles e o Dr. Ferreira Machado, promotor público da Comarca de Iguape. Os meninos Octacilio da Rocha Muniz e Onésio França, alunos do Grupo Escolar local, pronunciaram discurso de saudações ao visitante, oferecendo-lhe buquês de flores naturais.
Os oradores foram entusiasticamente aplaudidos pelo auditório.
Agradecendo a feliz acolhida, o Dr. Carlos Botelho, num longo discurso, prometeu desenvolver esforços para o desenvolvimento da lavoura e da educação técnica de pessoal para a região.
Disse que, com a distribuição de sementes pela Secretaria da Agricultura, a produção do arroz de Iguape aumentou extraordinariamente naquele ano.
Terminado o discurso, o Dr. Carlos Botelho foi calorosamente aplaudido pelo público presente.
Para receber à altura o importante visitante, a Câmara autorizou o intendente municipal, major Joaquim José Rebello, a despender a quantia de um conto de réis, à título de propaganda agrícola, mandando ainda imprimir mil exemplares da brochura intitulada "A excursão official do sr. dr. Carlos Botelho á zona da Ribeira de Iguape".
(Já naquele tempo se gastava com propaganda...).
Vemos na foto a Rua 9 de Julho, então Rua Direita, toda engalanada para a recepção de Carlos Botelho.
15/04/2006 Publicada por Roberto Fortes/ blog Iguape em Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário