quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PARABÉNS, CIDADES!

Rubineia - 67 anos

A cidade começou a se formar por volta de 1951, ao redor de um botequim chamado “Fecha Nunca”, na beira da estrada de ferro, servindo os viajantes que saíam do Porto Taboado no rio Paraná em direção ao Estado de São Paulo, ou aqueles que aguardavam a balsa para Mato Grosso do Sul.
Em 02 de outubro de 1952, foi inaugurada oficialmente a estrada de ferro até Taboado, o que possibilitou a chegada de inúmeras famílias atraídas pela fertilidade das terras e pela criação de empregos.
Em 30 de dezembro de 1953 foi criado o distrito em terras do município de Santa Fé do Sul e em 28 de fevereiro de 1964 tornou-se município.
Por duas vezes a cidade teve que ser reconstruída devido a inundações ocasionadas pela construção da Hidrelétrica de Urubupungá.
A sede do município foi construída numa península de 24,2 hectares por esse motivo.
A fundação da cidade é festejada desde 03 de outubro de 1951.
O nome Rubineia homenageia o casal fundador, Rubens Oliveira Camargo ( apelido Rubi) e sua esposa, Nair de Oliveira Camargo ( apelido Neia).
Atrativos como o rio Paraná, Ilha das Garças, Praia do Sol, Ipanema (Navega São Paulo), Antigo Porto Taboado, Lagoa da Garça, Ilha do Pedregulho Cor de Rosa e Lagoa do Sol são procurados pelos turistas que visitam a cidade.
Os limites da cidade: A
parecida do Taboado, Santa Clara dOeste, Santa Fé do Sul, Aparecida dOeste, Suzanápolis e Ilha Solteira.
A padroeira da cidade é Santa Terezinha.



Magda - 65 anos

Por volta de 1.920 localizaram-se nas proximidades do rio São José dos Dourados os primeiros desbravadores da região onde se acha a cidade de Magda. 
Miguel Caselli e Francisco Pereira foram os primeiros que chegaram por ali, iniciando suas lavouras.
A povoação foi fundada pelo Coronel João Braga, a quem coube fazer doação do patrimônio destinado à sua localização. em 05 de março de 1.929. 
Em 30 de novembro de 1.944, através do Decreto-Lei número 14.334, foi elevado a distrito de paz.
A elevação a município se deu pela lei n° 2.456, de 30 de dezembro de 1.953, constituído de um único distrito, pertencente à Comarca de Nhandeara.
A padroeira do município também é Santa Terezinha do Menino Jesus.
Os pontos de lazer: a p
rainha e o bosque no Rio São José dos Dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário