Nascido em Piracicaba em 17/11/1919 e alí mesmo falecido em 02/12/1988, João Chiarini era casado com Irahydes Oriani e pai de Joides, Almer, Joira Pedro e João Robinson.
Foi professor, vereador, advogado, escritor, folclorista.
Concluiu o curso primário na Escola Modelo em 1932, diplomou-se pelo curso secundário no externato São José e formou-se professor pela Escola Normal Sud Menucci em 1941.
Em 1942 frequentou aulas na Escola Livre de Sociologia e Política na capital paulista, e formou-se em Direito.
Exerceu o magistério, dirigiu a escola primária do bairro Chico e teve diversas funções públicas. Além disso, foi sub-gerente de seguros, fiscal auxiliar, editor do periódico “Época” da revista “Garota”, vereador entre 1951 e 1955, proprietário da livraria “O Pilão” e membro de entidades culturais do pais e do exterior.
Fez parte da Associação Paulista de Escritores.
Atuou como secretário de Mario Dedini, fundou e presidiu a Academia Piracicabana de Letras.
Em 1945 criou o centro de Folclore de Piracicaba.
Foi jornalista na Assembléia Legislativa.
Controverso, loquaz, intelectual convicto da extrema esquerda, militou no Partido Comunista Brasileiro e esteve diretamente envolvido nos acontecimentos políticos de seu tempo.
Colaborador constante da imprensa local, foi incentivador e participante incansável da vida intelectual, artística e política piracicabana.
Deixou um estudo fundamental, “Cururu – reminiscências africanas no município de Piracicaba” (1947), premiado pelo departamento de Cultura do Estado e publicado na “Revista do Arquivo Municipal”, assim como um livro póstumo de poesias, “Argamassa”.
Seu acervo de 11 mil livros, 1067 periódicos, hemeroteca e correspondência pessoal, passou a ser abrigado no Espaço Memória Piracicabana do Centro Cultura Miss Martha Watts de Piracicaba, no Instituto Educacional Piracicabano, desde fins de 2006.
Apenas o acervo fotográfico reúne 1.500 imagens sobre eventos e temas distintos, como a Festa do Divino, cateretê, cururu, congada, samba de lenço, imagens de folclore de outros países e da cidade de Piracicaba, além de outras manifestações culturais.
Há em Piracicaba uma escola estadual com seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário