Descobrindo Mogi das Cruzes
A cerca de 50 km de São Paulo, Mogi das Cruzes situa-se no coração do Alto Tietê, rio que corta todo o município de leste a oeste.
Apresenta uma população superior a 400 mil habitantes, caracterizada por uma classe jovem e um crescimento populacional acentuado.
Mogi das Cruzes é uma das cidades históricas do Brasil. Em 1560, a localidade era um ponto de descanso do bandeirante Braz Cubas em suas longas caminhadas no meio da mata. Situada às margens do Rio Anhembi - hoje chamado Tietê -, a região passou a ser utilizada como ponto de repouso por outros bandeirantes e rapidamente se tornou um povoado, que foi elevado à vila em 1º de setembro de 1611, recebendo o nome de "Villa de Sant'Ana de Mogi Mirim'. Naquela época, já havia uma estrada que dava acesso a São Paulo, construída pelo também bandeirante Gaspar Vaz.
Em pouco tempo, essa via passou a transportar urna quantidade crescente de pessoas, riquezas e suprimentos, fazendo a vila crescer e se tornar uma cidade. Atualmente, Mogi das Cruzes é conhecida por acolher colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a de origem japonesa, que já está em sua terceira geração no município.
História e
marcas do tempo
A cada esquina, Mogi apresenta marcos de história e de cultura. Igrejas, museus, templos e monumentos fazem parte de uma lista extensa de locais que foram testemunhas de uma história que começou em 1560.
(1) Peças antigas e raras são encontradas no Museu da Igreja do Carmo; onde imagens (2)também estão expostas; (3) Igreja da Ordem 1ª do Carmo é um dos patrimônios históricos da cidade tombados pelo Iphan.
site da PM
Olá eu morei em Mogi de 1959 até 1974, tenho muita Saudade desta linda cidade,hoje moro em Feira de santana BA. Eu trabalhava em um Bar que funcionava no prédio da rodoviária com um Portuga chamado Agostinho dias da silva. gostaria de saber se ainda existe a estação de trem, o Clube náutico Mojiano, também fazia extras lá. quero ter noticias atuais da cidade.
ResponderExcluir