O advogado Eliel Ramos Mauricio enviou à Redação do Inter-NET Jornal, de Itapetininga, edição 15, um importante documento que realmente dá grande destaque a um itapetiningano quase nunca lembrado: BENEDITO BENTO SANTIAGO.
O colunista Claudio Bloch comentou: «o documento deve ser guardado pela familia e pelo povo itapetiningano pelo seu alto valor histórico. Quem assina é o Ministro da Guerra General Pedro Aurelio de Goes Monteiro, em 01/2/1946, Na época o presidente do Brasil era o General Eurico Gaspar Dutra». (Helio Rubens)
A seguir o texto do documento:
DIPLOMA DA CRUZ DE COMBATE
Criada por Decreto-lei de 17 de agosto de 1944
O Prtesidente da República dos Estadps Unidos do Brasil, resolveu, de acordo com o Decreto-lei de 3 de Dezembro de 1945, cinceder a Cruz de Combate de Segundo Classe ao Solodado de Infantaria, BENEDITO BENTO MARIANO - Ocupava a sua Cia. as posições de MONTE GORONE, sendo a mesma hostilizada a mesma, numa demonstração de invulgar bravura e sangue frio o soldado BENTO, com outros companheiros se apresentou voluntariamente para destruir a referida metralhadora, cumprindo brilhantemente a missão, forçando os alemães a se retirarem, tendo os mesmos deixado no terreno a aludida peça e grande quantidade de material de guerram permitindo, dessa forma, melhores condições de defesa aos ocupantes das posições em apreço. A bravura e o espirito ofensivo, o desapêgo à vida, o sangue frio e o espirito de sacrifício demo9nstrados pelo aludido elemento faz dele elemento de real valor para qualquer situação.
Rio de Janeiro, 1 de Fevereiro de 1946 125º da Independência e 58 da República
(a) General Pedro Aurelio de Goes Monteiro, Ministro da Guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário