segunda-feira, 19 de novembro de 2018

CAPELA SÃO MIGUEL ARCANJO, EM IGUAPE



Depois de sete meses, em 26 de setembro de 2018 foi realizada a celebração de entrega da restauração da Capela São Miguel Arcanjo, do Cemitério Municipal de Iguape. 



Com a finalização de sua construção datando de aproximadamente 1858, alguns elementos da Capela pertenceram à matriz original da cidade, como o pórtico principal em pedra e a porta em madeira da entrada.
Na revitalização, realizada com recursos próprios e através de processo licitatório pela Prefeitura Municipal, a empresa responsável Engetec Engenharia fez diversas descobertas durante as obras que exigiram muito critério, como janelas ocultas atrás do altar que viraram nicho para imagens e detalhes como o roda-meio (faixa de proteção ao longo das bases das paredes), que estava coberto de tinta por conta da última reforma realizada na década de 60.
Para preservar a construção histórica, argamassa com cal foi utilizada a fim de permitir a respiração da parede de pedra, que se deteriora uma vez abafada. 
O altar em mármore da década de 60 foi restaurado e a parte elétrica refeita. 
Lustres suspensos remetem à época.
Além da estrutura da Capela São Miguel Arcanjo, também houve restauração das imagens e recuperação do velário aos fundos, pela parte externa.
No evento de entrega, a iluminação foi acesa apenas após a consagração, onde acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes do edifício, a incensação e a deposição das relíquias no altar, culminando com a celebração da missa.

Fonte: "O Vale do Ribeira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário