sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O MUSEU DE SÃO JOÃO E O MENINO DAS CHUPETAS


A cidade de São João da Boa Vista possui um museu a céu aberto dentro de um cemitério; são túmulos e capelas e muitas esculturas criadas pelo falecido Fenando Furlanetto que inclusive homenageou com uma delas uma criança morta em 1923 depois de ingerir leite em pó estragado.
Dizem que o túmulo do MENINO DAS CHUPETAS ficou muito famoso porque incentivava as crianças a largarem da chupeta mais cedo.
No site da prefeitura local há um texto sobre o menino.


Menino das Chupetas
Jazigo da família do Dr. Oscar Pirajá, mas seu filho Alfredinho rouba a cena, pelo impressionante retrato executado por Fernando Furlanetto. 
Ele faleceu em 1923, após ingerir leite em pó estragado. 
Agora, tornou-se um convincente menininho para dar exemplo às crianças a largar da chupeta. 
Os detalhes da escultura são impressionantes – outra obra-prima da primeira fase de Fernando Furlanetto.

--“Antes de mudarmos, minha mãe teve dois filhos que morreram bem pequenos. Um deles, o Alfredo, faleceu com nove meses, e a tia Mariquinha, que era sua madrinha, encomendou ao Fernando Furlanetto uma escultura que foi colocada no túmulo. Ela foi esculpida através de uma foto, de autoria do Mazzotti. Certos detalhes, como o modelo das mãozinhas e dos pés, o Fernando tirou de seu filho, Antoninho. No cemitério, em torno dessa imagem, criou-se uma lenda. As mães que desejavam que seus filhos largassem as chupetas, as deixavam aos seus pés. Teve uma época, que começaram a estragar o túmulo e foi sugerido que minha mãe mandasse cercá-lo, o que ela não concordou: ‘Se o povo quer homenagear meu filho, deixem que estraguem, depois a gente manda consertar’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário