quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ANÍSIO JOSÉ MOREIRA, O MÉDICO QUE ABANDONOU A CARREIRA POR AMOR À CIDADE DE MIRASSOL

Foi no dia 8 de setembro de 1910 que, no cume dos espigões que dividiam as fazendas Campo, Piedade, Sertão dos Inácios e Três Barros, o Capitão Neves - Joaquim da Costa Penha - plantou o Cruzeiro, em torno do qual a cidade floriu e espraiou-se.
Deu-se o nome de Mata Una ao local; em 1912, mudou-se para Mirassol, após uma reunião em casa de Miguel Mendes.
Era Mirassol entroncamento de todas as estradas de ferro que demandavam à zona de Araraquara.
Na década de 40, sob a administração de Anísio José Moreira, foto, havia na cidade: 2 fábricas de macarrão, 3 de bebidas diversas, 3 de móveis, uma de mosaicos, 2 de sabão, uma de tamancos, 3 grupos escolares, um ginásio municipal, Centro de Saúde, Santa Casa, Casa de Saúde São José.
O jornal da cidade denominado Correio de Mirassol tinha como diretor Marcelino Cavalieri e como redator Marcelino Cavalieri Júnior.
A luz elétrica foi inaugurada em 1921 e o telefone em 1919.
Duas  agências bancárias: Banco de São Paulo e Banco do Estado de São Paulo.
Havia três Paróquias.
Diversas capelas.
Quatro clubes esportivos.
Delegacia e subdelegacia.
Profissionais: 12 médicos, 4 advogados, 3 engenheiros, 20 farmacêuticos, 4 professores de música, 10 jornalistas e 85 professores públicos.
A Associação Comercial era presidida pelo senhor Cândido Brasil Estrela.
Nessa época, o prefeito chamava-se Anísio José Moreira; médico, abandonou essa carreira para votar-se totalmente à vida do município.
Nascido em Jaboticabal, era filho do casal Modesto e Felicione Moreira.
No início de 1912, a família mudou-se para Mirassol, mas o filho voltou para Jaboticabal a fim de concluir o curso Ginasial. Depois, foi para o Rio de Janeiro, voltando de lá no ano de 1933, já médico formado.
Em 1936, já membro do PRP, foi nomeado prefeito na cidade, voltando depois em 1938.
Foi um dos maiores criadores de gado da região, tendo obtido vários prêmios com animais de sua criação nas exposições de Rio Preto e Colina.  
A preocupação com o futuro do ensino público de Mirassol fez com que ele tomasse uma decisão inédita: deixou em seu testamento 250 ações da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro - Fepasa - em nome da Escola Estadual de Mirassol que hoje leva o seu nome. 
O documento foi elaborado em 1957, um ano antes de sua morte. 
Anísio Moreira, que havia sido deputado estadual e federal e prefeito de Mirassol, morreu vítima de um acidente aéreo em 23 de outubro de 1958. 
Foi casado com 
Madalena Moreira, que passou a administrar os bens do marido e a
cusada de mandar matar o magistrado Jaime Garcia Pereira, titular da comarca de Mirassol a tiros, pelo pistoleiro Augusto Severino da Silva, no dia 20 de novembro de 1961. 
Motivo do crime: 
o juiz presidia um processo no qual o Banco do Brasil executava uma dívida de 23 milhões de cruzeiros, culminando com 
a penhora das fazendas da milionária. 
A mulher foi condenada a pagar 350 mil cruzeiros à família da vítima, face a uma ação de indenização proposta pelo advogado Edevaldo Alves da Silva.
Abaixo, o Mercado Municipal em vias de conclusão e mais abaixo, a Igreja Matriz, tendo ao lado o belo prédio da Prefeitura Municipal.

 Da Revista das Municipalidades - 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário