José de Mello Leonel nasceu em Itapetininga no dia 19 de março de 1921.
Filho do advogado Rodolfo Miranda Leonel Ferreira e da professora Antonia de Almeida Melo.
Neto paterno do vereador Tenente Coronel Cesário Leonel Ferreira e de Maria Ferreira Brizolla.
Sobrinho neto do Itapetiningano General Ataliba Leonel Ferreira, também descendente de tradicionais famílias paulistas.
Bisneto do Deputado Provincial Joaquim Leonel Ferreira.
Neto materno de Eloi de Almeida Melo e Virginia Tereza de Melo, descendente dos fundadores de Itapetininga.
José de Mello Leonel era pentaneto de Domingos José Vieira e exaneto de Salvador de Oliveira Leme, o Sarutayá, ambos responsáveis pela fundação de Itapetininga.
Durante muito tempo trabalhou com seu pai no escritório de advocacia, adquirindo gosto pela matéria, indo estudar Direito na Faculdade do Rio de Janeiro, onde se formou.
José Mello Leonel sempre exerceu a profissão de advogado em Itapetininga.
Um bem humorado advogado que sucedeu a seu pai e que aqui manteve banca de advocacia por 40 anos.
Ele costumava dizer: “Advogado de pai pra filho.
Atuou em diversos setores de nossa cidade.
Como jornalista dirigiu por muitos anos o extinto Jornal Aparecida do Sul, elevando sobremaneira a respeitabilidade do periódico.
Como educador foi diretor geral da Fundação Karnig Bazarian, mantenedora das Faculdades de Direito, Administração de Empresas, Relações Públicas e Educação Física.
Como homem de sodalício pertenceu às diversas entidades recreativas e de benemerência, participando de promoções culturais e filantrópicas.
Do Lions Clube de Itapetininga foi membro por mais de 30 anos, tendo sido um de seus fundadores.
Juntamente com o Cônego Luiz de Almeida Moraes fundou a Guarda Mirim de Itapetininga.
Foi vereador na Câmara Municipal de Itapetininga.
Ele casou com Geny Abib, filha de Salomão Abib e Rosa Aviv Abud.
Geny nasceu em Itapetininga no dia 19 de janeiro de 1922. Ela faleceu no dia 19 de maio de 2009 em Itapetininga e foi sepultada no Cemitério do Santíssimo Sacramento em Itapetininga.
José e Geny tiveram seis filhos:
i. José Roberto de Mello Leonel nasceu em Itapetininga.
ii. Maria Cecília de Mello Leonel - Nasceu no dia 12 de março de 1948 em Itapetininga. Cecília casou com Antonio Dimas de Moraes, filho de Moacyr Moraes e Maria Somerhauser de Souza em julho de 1987 em São Paulo-SP. Antonio Dimas nasceu no dia 21 de outubro de 1942 em Sorocaba-SP.
iii. Maria Regina de Mello Leonel nasceu em Itapetininga. Foi casada com Alexandre D´Alessandro e tiveram duas flhas: Alessandra e Flávia. Tem duas netas: Marina e Ana Beatriz.
iv. José Rubens de Mello Leonel (Chacrinha) nasceu em Itapetininga. Chacrinha José casou com Rita de Cássia Moraes, filha de Oswaldo Vieira de Morais (Gaúcho) e Aparecida Myrtes de Mello, no dia 20 de setembro de 1975 em Itapetininga-SP. Rita nasceu em Itapetininga-SP. Tem duas filhas: Thaís e Cássia. Tem dois netos: Moreno e Amora.
v. José de Mello Leonel Junior nasceu em Itapetininga-SP. José Júnior casou com Maria Cecília Murat, filha de Ruth Murat e Murat em 23 de novembro de 1970 em Itapetininga-SP. Maria Cecília nasceu no dia 6 de junho de 1961 em Itapetininga-SP. Ela faleceu no dia 20 de janeiro de 2012 no Hospital Oswaldo Cruz em São Paulo e foi sepultada no dia 21 de janeiro de 2012 no Cemitério Jardim Colina da Paz-Itapetininga. Tiveram dois filhos: Paulo e Neto. Tem três netos: Luisa, José Pedro e José Paulo.
Informações de nascimento e falecimento contidas numa lembrancinha de Missa de Sétimo dia realizada na Igreja Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga na noite de 27 de janeiro de 2012.
vi. Maria Silvia de Mello Leonel nasceu no dia 8 de outubro de 1960 em Itapetininga. Cursou administração na FKB.
José de Mello Leonel faleceu no dia 5 de fevereiro de 2006 em Itapetininga e foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento em Itapetininga, fato que deixou sua família extremamente abatida.
Fonte: José Luiz Nogueira, do IHGGI
Nenhum comentário:
Postar um comentário