domingo, 9 de março de 2014

CARLOS AUGUSTO CARDOSO DE MENEZES


Deve ser este Carlos Augusto Cardoso de Menezes que formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que fe
z parte da 38a. Turma colando grau em 15 de novembro de 1869, conforme 
consta da relação de antigos alunos no site Arcadas/ Associação dos Antigos alunos.
Em 1876, ele que era Promotor Público no Termo de Capivari foi removido para Sorocaba, ficando em seu lugar o Bacharel Francisco Frederico da Rocha Vieira.
Em 1889, ele foi nomeado para Promotor na Comarca de Limeira.
No início de 1900, já passou a atuar como Promotor em Capão Bonito do Paranapanema.
É nesta época que o "conhecemos": colaborando com o jornal "O Democrata", extinto. 
Dentre outras coisas, aqui um poema seu:

"ENIGMA LITERÁRIO"

Sou Deus e não sou Deus, e em Deus existo,
E mais do que Deus sou:
Fui eu que a Deus formei, antes que houvesse
O Deus que me formou.
Humilde eu sendo, ao humilde faço
Soberbo e altivo ser:
Soberbo e altivo, ao mais altivo eu posso
A soberba abater!
Quanto mais pobre, mais riqueza tenho,
E dou riquezas mil:
Quanto mais rico, mais pobreza sofro,
Mais pobre sou, mais vil!
Régios palácios de dourados tetos
São minha habitação:
Na mísera choça, na cabana humilde,
Também me encontrarão.
Finalmente no céu, no mar, na terra,
Em qualquer parte estou:
Mesmo no negro Inferno - inda que há muitos -
O negro Inferno eu dou.

Capão Bonito, 9 de junho de 1901
Menezes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário