segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O LIVRO DO DR. FURLAN
















Documentário Histórico de Sertãozinho
de FURLAN JÚNIOR, Antonio
Ano: 1956 
Nº de Páginas: 242 pp. 
Editora: Estabelecimento Gráfico Politipo Ltda

Lançado em 1.956, em comemoração ao 60º da emancipação política de Sertãozinho, este livro é, até o presente ( 2.012) a maior referência histórica da "Capital do Açúcar e do Álcool". 
A concepção, as pesquisas, as buscas nas fontes, a maior parte dos textos foram de autoria do médico Dr. Antonio Furlan Júnior, que também coordenou todos os trabalhos. A apresentação gráfica foi do jornalista Adelino Ricciardi e alguns dos textos foram da lavra de José Galo ( Paróquia), Ensino ( Anselmo Rossi), Manuel de Souza (dados geográficos e estatísticos), Clóvis Vassimon ( Comarca), Plácido Sarti ( Imprensa), Alberto Bevengnu ( Associação Italiana), Dalfano Prates ( Tiro de Guerra e Esportes), Olímpia Faria Aguiar Adami ( Páginas de Arte, de Glória e Saudade), Cláudio Bertolini ( Casa da Lavoura), Ademar de Lima Correa ( Fazenda Experimental), Waldomiro Gomes (Festividades). 
A obra faz o histórico do Município, desde os primórdios, com a ocupação, pelas famílias mineiras, das terras situadas entre os rios Mogi Guaçu e Pardo, denominado "Sertãozinho do Mato Dentro", a doação do patrimônio por Antonio Malaquias Pedroso e outros, a Capelinha, os ciclos econômicos do pastoreio e lavoura de subsistência, passando pelo cafeicultura e expansão da cana-de-açúcar. As primeiras fazendas. 
A Galeria dos antigos moradores. 
O comércio, os serviços, as indústria de madeira e metalúrgica. 
A Educação, a saúde, as atividades culturais. 
Os símbolos da cidade e o hino. 
Os poderes executivo, legislativo e judiciário. 
As atividades sociais, culturais, esportivas. 
O autor e seus colaboradores fizeram um retrato fiel da época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário