quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A ESTRADA DE FERRO SOROCABANA

As linhas ferroviárias possuíram seus tempos áureos principalmente no século passado, sendo motivo para o surgimento de novas cidades e o desenvolvimento econômico e social de outras. 
A gigantesca malha ferroviária que se ramificava por todo o Estado de São Paulo consta como um dos principais meios de transporte utilizado para a escoação de produtos vindo da agricultura como o café. Além disso, as linhas dinamizavam a comunicação entre cidades interioranas e a capital.  
Dentre as linhas ferroviárias, estava a famosa Estação de Ferro Sorocabana, criada em 1870 por empresários sorocabanos liderados por Luiz Matheus Maylasky. 
A construção do primeiro trecho de linha ocorreu dois anos depois sendo aberto somente em 1875, em Sorocaba. 
A linha que ligava Sorocaba à São Paulo foi noticiada pelo jornal O Estado de S. Paulo dias antes da inauguração: 

"De ordem da Directoria da Companhia Sorocabana faço publico que está marcado o dia 10 do corrente para a inauguração do trafego em toda a extensão da linha desde Sorocaba até S. Paulo..." – J.T. Cavalleiro, O Estado de S. Paulo, 1875 

O Estado de S. Paulo, 1875 

Considerada uma das estradas de ferro mais importante do Estado, ao longo dos anos, a Sorocabana passou por diversos prolongamentos construindo uma extensão ferroviária pelo interior e atingindo no seu ponto mais distante, o Rio Paraná. O mapa a seguir, de 1945 demonstra a expressiva dimensão da linha:


A Sorocabana desempenhou papel fundamental no desenvolvimento das cidades do oeste paulista. 
Além de sua extensão, a EFS construiu vários ramais como o de Itararé, conectando a rede ferroviária paulista às ferrovias do Paraná, no sul do Brasil. 
A linha estava ativa até meados do ano 2002.

Estação em Sorocaba

Texto contido no OAB SÃO PAULO/85 ANOS.S

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