quarta-feira, 20 de março de 2019

TRILHOS EM PIRACICABA


A fotografia acima, de 1963, foi tomada em Piracicaba, SP, por um americano, Raymond DeGroote e mostra algo nada comum de se ver: três linhas férreas que se cruzam naquele ponto à esquerda da foto. Ela é citada no livro de Allen Morrison, um dos maiores especialista em bondes brasileiros e do mundo inteiro.
A linha em primeiro plano pertencia a uma ferrovia particular. Para a direita, os trens do Engenho Central seguiam para o engenho em si. Para a esquerda, eles subiam a ladeira (não parece, mas há uma ladeira que dá acesso ao bairro da Vila Rezende, lá no alto e, claro, não aparece na foto). A linha que a cruza em noventa graus é, como se pode ver, do bonde que corria por Piracicaba, que os teve até meados dos anos 1960.
A terceira linha não é tão nítida, mas está à esquerda da ponte que passa por sobre o rio Piracicaba. Era a linha da Sorocabana, que vinha lá das bandas de Jundiaí e seguia até São Pedro. Essa linha era também chamada de Ituana, pois originalmente foi esta ferrovia que a construiu, no distante ano de 1877 ali na cidade. A linha da Sorocabana também entrava para a esquerda da foto e subia para Vila Rezende, onde havia uma estação e seguia depois por terras da Usina Costa Pinto e dali para Charqueada e São Pedro.
Ao fundo, do outro lado da ponte, a região central da cidade de Piracicaba. Para cá da ponte, Vila Rezende. Longe dali, do outro lado da ponte e do outro lado do centro da cidade, existia uma quarta linha, a da Companhia Paulista, que funcionou na cidade com trens de passageiros entre os anos de 1922 e de 1977 e que hoje está abandonadíssima, com muitos trilhos tendo seus trilhos arrancados (irregularmente).
A linha da Sorocabana acabou, do lado de cá do rio (em relação à foto), em 1966. Para lá, em 1976 com seus trens de passageiros. Foi arrancada totalmente em 1991. A estação da Sorocabana virou terminal de ônibus no centro da cidade. A da Paulista, depois de anos no abandono, virou algo que se pode chamar de "centro da terceira idade".
Os bondes e os trenzinhos a vapor do Engenho Central viraram sucata. Já em 1996, quando estive em Piracicaba para fotografar a estação da Paulista, perguntei a uma guarda de trânsito onde ficavam as estações de trem da Sorocabana e da Paulista. Ela me respondeu com outra pergunta: "ué, tem trem na cidade"? A memória já se tinha ido, mesmo com os trilhos da Paulista, naquela época, ainda aparecendo claramente naquela região da cidade.

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