domingo, 2 de junho de 2019

O CASTELO FURLANI, EM PEDERNEIRAS


Castelo FURLANI em Pederneiras
Castelo Furlani em 1948


O engenheiro Fausto Furlani chegou a Pederneiras em 1901 e, em 1903, adquiriu um terreno na região norte da cidade onde formou uma chácara e construiu sua residência que, em 1908, foi ampliada para acolher toda a família. 


Em 1911, o pai Leonardo convenceu seus filhos Amadeu, Giovani Batista Mario,Valério e Fausto, a construir o castelo, iniciando os alicerces. 
Em 1913 iniciaram a construção que foi concluída em 1914. 


A obra tem linha renascentista, contudo, além do estilo europeu, combina elementos típicos asiáticos, tendo a altura equivalente a um prédio de quatro andares. 
O cimento era de procedência alemã e a cobertura é de telhas francesas ou “Marselha”.


Com planta elaborada por Fausto, todos os membros da família Furlani trabalharam na sua edificação dirigida por Leonardo Furlani, além do carpinteiro, ferreiro e encanador Olimpio Bertoti, dos pedreiros Antonio Facchini e José Bertoti e do serralheiro Secundiano Picolo, que fez a cobertura em cobre e as grades da torre.


Amadeu se encarregou das estátuas dos guardas e dos leões guardiões da entrada, assim como a águia, o urso, o caboclo, o menino com uma cobra e os chafarizes com as sereias, todas no jardim de baixo. 
Valério construiu a grade da ponte elevatória que dá acesso ao primeiro andar e era garantia de tranqüilidade da família à noite, e atualmente fixada. 
Giovani Batista Mario foi o mestre de carpintaria. 
Ainda nos jardins de entrada, foi construído um caramanchão em formato de navio, lembrando a travessia que fizeram da Europa ao Brasil. 


As árvores que fazem o caminho de entrada são plátanos trazidos da Europa com um bosque nos arredores formado, entre outras, por araucárias.
Até 1919, a iluminação era a gás com gerador central de carbureto e água. 
A partir daí, Fausto aproveitou a nascente d’água, construindo um reservatório para alimentar uma turbina da marca “Pelton”, a fim de gerar energia elétrica. Em 1950, nas comemorações das bodas de ouro do casal Fausto e Virgínia, aproveitando a mina, construiu uma cascata e uma gruta onde introduziu a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadete.



Consulte Imigrantes Italianos: Família Furlani e Álbum de Fotos.
Fonte: Memórias de Fausto Furlani.
Pesquisas: Rinaldo T. Razuk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário