quinta-feira, 26 de novembro de 2020

DESFILE CÍVICO DE OUTRORA

PROF. Dirceu Campos
AJORI – 440

Ainda na tenra idade, na semana da pátria e aniversario de Itapetininga eu participava nas paradas cívicas: das escolas, escoteiros, Tiro de Guerra e até mesmo por grupo de ciclismo em que fazia parte. Quando não desfilava, assistia aplaudindo os integrantes do desfile, e ao ouvir o toque das cornetas, o rufar dos tambores, arrepiava os cabelos e meu corpo tremia. Era vocação de patriotismo que despertava em minha alma.
Muitos desfile marcaram minha existência entre eles aniversario de Itapetininga, no ano de 1955. Foi uma grande Parada, onde as escolas e outras entidades se fizeram presentes.
Alem desse evento cívico a cidade continuou com provas esportivas entre as muitas festividades, o “Ciclo Atenas do Sul”, através de seu Presidente, o dinâmico Sr. Afonso Nastri , promoveu na Avenida Peixoto Gomide gincana ciclística, que teve como vencedor o Antonio Carlos Marques e em seguida a corrida de tartaruga, o vencedor era o ciclista que conseguisse equilibrar mais tempo na bicicleta sem tirar os pés do pedal (ficando mais de uma hora parado, em cima da bicicleta). Eu fui vencedor dessa atividade esportiva. 
O desfile de 1957 marcou minha juventude , no dia 5 de novembro, quando desfilei na frente do grupo de ciclismo com a bicicleta de uma roda só (monociclo), conforme foto abaixo. Para o publico isso foi uma novidade, sendo muito aplaudido.
Nesses bons tempos os desfiles eram sempre no centro, como nas Ruas Virgílio de Resende, Campos Sales, Julio Prestes, Quintino Bocaiúva e até mesmo passando pela Barbosa Franco e a concentração na Avenida Peixoto Gomide ou na Praça das Estrelas.
Local apropriado a esses eventos cívico, pois onde publico sentava nas sarjetas das calçadas sobre a sombra de imóveis e árvores, assim ficavam bem acomodados para aplaudir os integrantes da parada cívica.
Tudo era belo nesse passado.
Não perdia um só desfile.
Mas hoje tudo mudou. Desconheço o motivo que levaram a transferência da Parada cívica para a Avenida Dr. José Ozi, isto vem acontecendo a vários anos e por esse motivo eu como muitos deixaram de assistir esse evento.
Espero que nos próximos anos a Parada Cívica volte a acontecer na cidade como antigamente. 
Conto com o bom senso da Secretaria da Cultura.


Um comentário:

  1. Como as coisas antigamente pareciam ser muito mais interessantes, mais animados e festivos. Infelizmente, não cheguei a presenciar estes bons tempos.

    ResponderExcluir