domingo, 14 de julho de 2013

HORÁCIO VIEIRA DE MELLO


O jornal Tribuna de Iguape, datado de 15 de novembro de 1.929, do Arquivo do Estado, traz um agradecimento em forma de crônica ao médico Dr. Horácio Vieira de Mello, relembrando seus préstimos à coletividade iguapense. 

Conforme o site "Médicos Ilustres da Bahia e de Sergipe", administrado pelo médico Geraldo Leite, esse clínico nasceu em 2 de novembro de 1.884 no Engenho Santa Bárbara, município de Rosário do Catete, em Sergipe, sendo seus pais Francisco Vieira de Melo e Maria Clara de Menezes Melo.
Fez o curso secundário na capital baiana e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1.904, sendo por ela diplomado em 1.909.
Sua tese de doutoramento versou sobre “Diabetes Artúrico”.
Quando estudante, foi interno da 2ª Cadeira de Clínica Médica.
Formado, clinicou nas cidades de Capela e Simão Dias. Depois, mudou-se para São Paulo, fixando residência em Iguape, nesta última, como grande sanitarista. De Iguape foi para Pirajuí. Não há data de sua morte. 
A crônica do jornal: 
" A 12 do vigente mês transcorreu a data natalícia do distinto clínico dr. Horácio Vieira de Mello, digno e operoso inspetor sanitário da Delegacia de Saúde de Santos.
O dr. Horácio de Mello, que residiu conosco durante largo espaço de tempo, deixou o seu nome gravado para sempre no coração do povo iguapense que até hoje lamenta a sua ausência.
Despido de todas as vaidades e dotado dos maiores sentimentos de humanidade, s.s. prestou relevantíssimos  serviços a nossa população.
Como médico, o dr. Horácio Vieira de Mello foi aqui um verdadeiro apóstolo do bem. Com a mesma solicitude e dedicação que atendia aos ricos, também atendia aos infelizes necessitados, não medindo sacrifícios para tal fim e não poupando esforços para minorar o sofrimento alheio.
Como político, s.s. aqui exerceu vários cargos, dentre os quais o de prefeito deste município, cargo que desempenhou com grande critério e brilhantismo, tendo prestado a Iguape ótimos serviços.
Como cidadão, foi sempre amigo de todos, gozando por isso de grande estima e merecido conceito.
Iguape a ele muito deve.
E por isso, nós, que sempre fomos sinceros admiradores de s.s. não podemos e nem devemos nos furtar ao dever de prestar-lhe hoje esta pálida homenagem como prova da grande estima que lhe votamos, pedindo a s.s. que às múltiplas felicitações que recebeu nesse dia, queira também juntar as nossas que, embora tardias, são verdadeiramente sinceras".



OBS: Na lista de prefeitos de Iguape, da Wikipedia, não consta seu nome. Também não o localizamos no site My Opera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário