quinta-feira, 15 de agosto de 2013

APIAÍ, O "RIO MENINO"

Distante da Capital cerca de 343 Km, Apiaí tem uma história até romântica.
Conta-se que Francisco Xavier da Rocha, obrigado a fugir de Minas Gerais, onde havia sido Capitão-Mor de um de seus arraiais por crime ali praticado, veio parar na região, com seus 150 escravos, fundando ali um pequeno povoado.
Ficou sabendo da existência de ouro nas nascentes do Rio Apiaí (Rio Menino, na língua tupi-guarani).
Estabeleceu-se em Capoeiras (hoje, Distrito de Araçaíba - Apiaí - SP), tendo depois seguido adiante onde fundou uma das primeiras povoações que dariam origem ao município de Apiaí, só que o nome era Santo Antonio das Minas.
Em 1.770, o Governador D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura elevou o povoado á categoria de Vila com nova denominação: Santo Antonio das Minas de Apiaí.
A primitiva vila que deu origem á cidade de Apiaí, localizou-se em três lugares diferentes, sendo a mais antiga, hoje conhecida como Vila Velha dos Peões: compunha-se de escravos e aventureiros.
Outra povoação fundara-se junto ao Morro do Ouro, onde mais tarde ocorreu um desmoronamento; cerca de 100 pessoas morreram soterradas.
Paralisou-se a mineração, que mal dava para suprir a ambição de todos os exploradores, principalmente estrangeiros: ingleses, americanos e japoneses).
Começou a dedicação do povo à lavoura.
Esses núcleos foram elevados à categoria de municípios.
Desde 1.771, constituíram-se os territórios de Ribeira, Iporanga e parte do Paraná( cidades estas que hoje fazem parte do Parque Estadual Turístico do Vale do Ribeira - PETAR).
Apiaí aniversaria no dia 14 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário