quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

IGUAPE HISTÓRICA


Em reportagem para o Estadão no mês de dezembro, o jornalista José Maria Tomazela explanou sobre o sonho que o município de Iguape, hoje com 475 anos de emancipação, nutre para se tornar Patrimônio da Humanidade. 
Apresentando "cerca de 250 imóveis representativos do período colonial português, dos quais 62 são tombados desde 1975 pelo Condephaat", desde 2009 foi
declarada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan." 
Construções antigas, tais como o Paço Municipal ( 1865), a Casa da Fundição ( 1653, atualmente Museu Histórico e Arqueológico) e o Sobrado dos Toledos ( primeira metade do século 19) já estão incluídas no PAC Cidades Históricas e em processo de restauração.
Iguape é um dos maiores municípios paulistas em área - 1,9 mil km2 - e "já teve parte do território tombada, em 1999, como patrimônio da humanidade por integrar as reservas de Mata Atlântica do Sudeste." 
"A cidade é também destino de peregrinações por sediar a Basílica do Senhor Bom Jesus e de Nossa Senhora das Neves. A construção da igreja pelos escravos, com argamassa embebida em óleo de baleia e pedras vindas de Portugal, demorou 70 anos – de 1782 a 1852. O santuário abriga a imagem do Senhor Bom Jesus, encontrada por índios na Praia do Una, em 1647."

Nenhum comentário:

Postar um comentário