quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A FAMÍLIA ZWARG

Embora seja um dos núcleos habitacionais mais antigos do Brasil, demorou mais de quatro séculos e meio de existência para que a cidade de Santos ganhasse enfim um hino oficial, nos primeiros dias de 2009.
A escolha de Santos Poema foi motivo de muito orgulho para a família Zwarg. 
Quem garante é Itibirê Zwarg, filho de Antônio e sobrinho de Ernesto. Ele é músico, compositor e líder da Itiberê Orquestra Família, no Rio de Janeiro, onde reside. 
Além disso, de sua experiência profissional fazem parte 30 anos de apresentações ao lado de Hermeto Paschoal, com quem já viajou pelo mundo.
"Meu pai e meu tio ficaram felizes, bem como toda a família. E eu tive o prazer de fazer os arranjos de Santos Poema. Embora a família tenha se estabelecido em Itanhaém, Santos faz parte da nossa formação e da nossa vida".
Itiberê Zwarg revela que preferiu fazer um arranjo sem característica de gênero. "É uma música universal, e acho que ficou muito interessante, até porque a canção passa longe daquele ufanismo que geralmente caracteriza um hino. A letra é uma exaltação às belezas da cidade e a seu povo hospitaleiro".
Na gravação em estúdio, Santos Poema foi cantada por Antônio Zwarg e pela clarinetista Joana Castro, que faz parte da Itiberê Orquestra Família.
Durante as negociações, o assunto foi comentado pelo jornal santista A Tribuna, na página D-8 (Galeria) da edição de 23 de agosto de 2008:



O maestro Itiberê Zwarg (ao centro) foi o criador do arranjo para Santos Poema, gravada em estúdio por sua banda, a Itiberê Orquestra e Família. Foto: divulgação, publicada com a matéria in Novo Milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário