quinta-feira, 25 de outubro de 2018

PENÁPOLIS, 110 ANOS

Historicamente, a ocupação do sertão desconhecido, que figurava nos mapas brasileiros e que correspondia à atual Região Noroeste, se deu no período de 1.842 a 1.870, com a colonização das margens direita e esquerda do Salto do Avanhandava e a formação do primeiro núcleo residencial da região.
O povoado de Nosso Senhor dos Passos iniciou-se em 1.842, com a doação de 100 alqueires da fazenda José Pinto Caldeira, localizando-se metade de cada lado do ribeirão Lajeado.
A partir de 1880, com o aumento do volume do comércio de café às exigências do mercado externo e também interno e a consequente descoberta das potencialidades das terras do oeste paulista, outras frentes pioneiras invadem o território e a ocupação sistemática finalmente se instaura como empreendimento econômico motivado pelo café e outros implementos capitalistas, provocando radical transformação sócio-econômica na região que, a partir dessa época, passa a experimentar notável desenvolvimento e progresso.
O povoamento desta região está estritamente vinculado a implantação definitiva da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que provocou e assegurou a posse colonizadora das terras do sertão, até então ocupadas pelos Kaingangues.
Aos 25 de Outubro de 1.908 foi criado o Patrimônio de Santa Cruz do Avanhandava, com a tomada de posse pelo frei Bernardino de Lavale, da Congregação dos Frades Capuchinhos, de terras doadas para a criação da cidade por Eduardo de Castilho.
Em 17 de novembro de 1.909 foi criado o Distrito de Paz de Penápolis em homenagem ao Dr. Afonso Augusto Moreira Penna, Presidente da República falecido neste ano. O Distrito pertencia ao município de comarca de Rio Preto e era uma vila progressista, já incorporada ao ciclo do café.
Com o processo de interiorização da ocupação paulista, muitas famílias foram em busca de novas terras e oportunidades, trazendo o “progresso” à região. Em 22 de dezembro de 1.913, através da Lei Estadual nº 1.397, foi criado o município de Penápolis, e em 10 de outubro de 1.917 pela Lei nº 1.557, a Comarca de Penápolis, como uma das maiores da região.
Veja o vídeo:
1 - Construção do Santuário
2 - Filmagem da Primeira casa
3 - Cidade de Penápolis vista de cima do Santuário São Francisco de Assis
4 - Construção da Igreja N.S. de FÁTIMA
5 - Construção da Casa Anjo da Guarda
6 - Educandário
7 - Praça 9 de Julho e Prefeitura
 
 Fonte: Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário