sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EUCLYDIA LEITE DE SOUZA

No site de Air Antunes, vi lá matéria enviada pelo advogado angatubense, atualmente morando na Capital, Luiz Rafael Nery Piedade.
Trata-se da história de sua bisavó, Euclydia Leite de Souza, que ele foi tecendo pacientemente como quem confecciona um grande cachecol: ponto aqui, ponto ali, conversando com um ou outro parente.
Não dá para não trazê-la para cá:

Euclydia Leite de Souza
nasceu no dia 25 de julho de 1902, no bairro do Guareí Acima, Freguesia do Espírito Santo da Boa Vista que seis anos mais tarde passaria a denominar-se Angatuba.
Era filha do casal Gabriel de Souza Leite (nascido em Itapetininga, no atual Bairro dos Leites, em Angatuba, no ano de 1870 e nesse mesmo local falecido em 01 de outubro de 1945, que foi vereador e proprietário de terras; que se iniciara no bairro dos Leites e adentrara ao bairro da Batalheira, zona rural do município de Angatuba) e de Maria Luiza da Conceição (nascida em São Sebastião do Tijuco Preto, atual Piraju, aos 17 de agosto de 1882).
Teve uma irmã: Júlia Leite de Souza.
Eram seus a
vós paternos: Jesuíno Leite de Meira e Maria Balbuína da Lusa (Maria Trindade) e maternos:
 Joaquim Leite de Meira e Maria Clara da Conceição.
A menina Euclydia passa sua infância junto à família na então Freguesia do Espírito Santo da Boa Vista e, com a estrutura e o respaldo familiar dedica-se aos estudos primários. Em 
1915, iniciava as aulas no quarto ano do Grupo Escolar de Angatuba. Forma-se professora juntamente com a irmã no Instituto "Peixoto Gomide", na cidade de Itapetininga.
Ambas foram g
randes exemplos para uma época em que poucos podiam desfrutar desse nível de educação, ainda mais sendo mulheres.
A professorinha começa, então, a ministrar aulas em escolas rurais em Angatuba, passando pela Escola do Bairro dos Ribeiros (26 de junho de 1923) e pela Escola do Bairro do Arealzinho (23 de março de 1929 e 15 de julho de 1934 em Escola Mista).
As irmãs sempre unidas por coincidência do destino ou não, conhecem na pequena Freguesia (atual Angatuba) os irmãos Basile: Raphael e João, filhos dos italianos Gaetano Basile e Ana Scartollo Basile.
Raphael e Euclydia casam-se então no município de Angatuba no dia 10 de outubro de 1925 e tem 5 filhos: 
1. Maria Wilma Basile (nascida em Angatuba aos 09 de julho de 1926 e morta em São Paulo aos 21 de julho de 1993); 
2 – Paulo Basile (falecido ainda criança);
3 – José Wilson Basile (falecido ainda criança); 
4 – Therezinha Basile (nascida em Angatuba no dia 23 de outubro de 1932) e; 
5 – Maria Luiza Basile (nascida em Angatuba no dia 22 de junho de 1934).
A professora Euclydia ministrou aulas também na cidade de Avaré, mas assumiu o magistério de forma efetiva na cidade de Angatuba, permanecendo até o ano de 1950 no Grupo Escolar Dr. Fortunato de Camargo (a mesma escola em que havia estudado). 
Aposentou-se em 15 de outubro de 1950 – Dia do Professor.
Faleceu em Itapetininga no dia 29 de abril de 1981 e aí acha-se sepultada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário