sábado, 23 de novembro de 2013

SANTO VENDRAMINI, DE JUNDIAÍ



Foi no ano de 1936 que o jornal "O Idealista", órgão oficial da Prefeitura Municipal do município de Jundiaí, voltava a circular, totalmente modificado.
Nessa mesma data, a Prefeitura de Jundiaí adquiriu do taxidermista Santo Vendramini uma grande coleção de animais embalsamados para figurarem no Museu Municipal que se achava em organização na cidade.
Soubemos, através de pesquisas junto ao Estadão, que Santo Vendramini casou-se com Maria, filha de Caetano Ricci e Josefina Diolini Ricci.
Juntamente com os taxidermistas Waldomiro Borodim, Durvalino Antonio dos Santos e Sebastião Mideri Filho, Santo era responsável pelo tratamento dado aos animais empalhados no Museu de Pesca de Santos, reinaugurado depois de um incêndio lá pelo final da década de 40: um cherne de três metros de comprimento por um de altura, além de baiacu-espinho, caranha, peixe da lua, pejado, agulhão bandeira, albatrozes e crustáceos.
Taxidermia é a arte ou profissão de preparar cadáveres de animais, de modo que estes conservem, tanto quanto possível, certas características morfológicas que apresentavam em vida.
Santo Vendramini fez parte do Clube Jundiaiense de Caça e Tiro, fundado em 20 de setembro de 1955.
A Assembleia de fundação foi realizada na Associação Comercial e a primeira diretoria provisória teve a seguinte formação:
Presidente: Faustino Vicente Amador;
Vice - Alfredo Abaid;
Secretários: Antonio Kholer e Mário Dal Santo;
Tesoureiros: Francisco Leone e Osvaldo Buscato.
A Comissão composta para elaboração dos Estatutos Sociais da entidade ficou assim organizada:
Presidente: Tolmino Martini;
Membros: Benedito Aparecido Barbosa, Thomaz José Consentino, Lourenço Casserino e Santo Vendramini.
As fotos  que ilustram a matéria fazem parte do volume Museu de Jundiaí, um trabalho realizado pelo padre Antonio Tolloi Maria Stafuzza.  

Na primeira, o grande taxidermista Santo Vendramini ao lado de suas muitas peças; na outra, o artista ao lado dos seus peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário