domingo, 11 de janeiro de 2015

A COMBATENTE ANALIA EMILIA FRANCO

O que conhecemos hoje sobre Anália Franco é muito pouco, partindo-se da premissa das atividades e opiniões por ela nutridas num passado bem distante.
Para complementar um pouco mais sobre a sua trajetória neste planeta, vamos saber o que nos legou a pena do professor Olympio Catão, seu colega, nas páginas da extinta revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras, ÁLBUM DAS MENINAS, de propriedade de Anália, edição de 31 de outubro de 1898, no português da época:

" Prostrado no leito da inercia pela invalidez a que me arrastou o estado morbido, que me victima, nem por isso sou indifferente ao movimento do progresso humano.
Tanto quanto possivel acompanho a marcha da instrucção publica neste Estado e orgulho-me ao ler seus triunphos, diariamente registrados pela imprensa.
É que tambem fui mestre de meninos e recordo-me com saudade dos felizes dias da minha mocidade, passados entre os bancos escolares.
É que, mesmo depois de velho, após quasi 30 annos de magisterio e tomado de canceiras,. eu me sentia rejuvenescer quando visitava uma escola, no serviço de inspecção.
Um sorriso de criança adoçou-me sempre as amarguras do meu viver.
E ainda hoje, quanto mais sinto-me o desprender da vida, tanto mais me punge separar-me desses anginhos do senhor.
Quanto aos mestres, eu tenho por elles religioso respeito e sincera estima, pois que sei quão ardua é a sua missão e difficil o seu desempenho.
Mas, Deus louvado, o Estado de São Paulo já conta uma pleiade de educadores na altura de tão elevado sacerdocio.
Entre os mais operosos e mais dignos, apparece D. Analia Franco, senhora de talento e e peregrinas virtudes.
Infatigavel no exercicio do apostolado santo de maternal ensino, branda, meiga como o olhar de Jesus, ella evangelisa pelo affecto, pela palavra, pelo exemplo e pela crença.
Espirito preparado, vocação provada, a distincta educacionista tem sobre muitas de suas collegas a vantagem de ser catholica confessa, sem ambages, sem respeito humano.
Não comprehendo perfeita moral sem religião, ensino proficuo e coração bem formado sem a crença de Jesus, o Divino Mestre.
Em Jacarehy e em São Carlos deixou ella após si um rastro de luz: ensinou na escola, na imprensa, no theatro infantil, nas prendas, no lar.
Foi sempre uma luctadora sem treguas contra as trevas, uma valorosa combatente nos arraiaes da instrucção.
Ainda uma prova a este asserto ahi está no Album das Meninas, essa boa imprensa escolar; leitura digna de nossas esposas e de nossas filhas.
Sitio Mon Desir, em Lorena, 25 de Outubro de 1898.
Olympio Catão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário