sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

IARAS, PARABÉNS!

O município de Iaras começou a se formar em 1910, quando o governo federal comprou uma grande fazenda pertencente ao casal Ernesto Dias e Amália Mattos Dias. 
Essas terras foram divididas em pequenos lotes agrícolas e vendidas a imigrantes europeus, que, na época, recebiam auxílio do governo brasileiro. 
A fundação do pequeno povoado foi atribuída a Pinheiro Machado e contou com a contribuição do engenheiro Carlos Poma, responsável pelo planejamento de seu traçado. 
Por volta de 1911, uma nova ação do governo federal marcou a vida local, por meio da implantação do Patronato Agrícola de Monção, que visava a abrigar menores abandonados provenientes do Rio de Janeiro e criar possibilidades de se explorar terras remanescentes da antiga fazenda. 
Essa movimentação e a prática da agricultura de subsistência fizeram o núcleo se desenvolver e tornar-se, em 30 de dezembro de 1921, distrito do município de Águas de Santa Bárbara. 
A localidade esteve, portanto, ligada à dinâmica de uma região que havia se formado a partir de Botucatu e seus desmembramentos, em grande parte influenciada pela incursão da Estrada de Ferro Sorocabana. 
O distrito, em 30 de novembro de 1944, teve seu nome alterado para Iaras. 
Em 9 de janeiro de 1990, Iaras conquistou sua autonomia político-administrativa. 
Significado do Nome: 
a origem reporta-se a uma lenda indígena sobre uma sereia que costumava aparecer no alto da Cascata Capão Rico, mais conhecida como Deusa Mãe D’Água. 
Aniversário da Cidade: 
09 de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário