" Terra Ideal, Berço do Amor "
O vale do rio Paraíba sempre esteve nas principais rotas dos viajantes no Brasil Colonial. A ocupação da região data do final do século XVII e início do século XVIII quando o ouro que vinha das Minas Gerais passava por ali atravessando a Serra do Mar em direção ao porto de Paraty para ser embarcado para o Rio de Janeiro e Europa. Ao longo deste percurso foram aparecendo povoados que serviam de pouso para viajantes e tropeiros.
A abertura de um novo caminho ligando às minas diretamente ao Rio de Janeiro quase resultou no desaparecimento desses pequenos núcleos. No entanto com a descoberta de ouro em Goiás e Mato Grosso e com o comércio do gado vindo do Rio Grande do Sul para abastecer a região mineira o vale do Paraíba voltou a ser passagem obrigatória.
Ainda faltava um caminho por terra entre as Capitanias de São Paulo e do Rio de Janeiro que evitasse os riscos das viagens marítimas a partir de Paraty. Os planos para sua execução começaram em 1725 mas a estrada só seria concluída na década de 1770. Foi quando o Capitão-Mor de Guaratinguetá Manoel da Silva Reis por ordem de Martim Lopes Lobo de Saldanha do Conselho de Sua Majestade abriu um caminho que compreende vinte e tantas léguas de sertão que ele fez romper pela serra da Bocaina e Paraíba. Para povoar aquelas terras e criar arranchamentos para comodidade e necessário sustento dos viandantes daquele novo caminho foram doadas sesmarias aos que haviam se empenhado na construção da estrada. Uma dessas sesmarias a do rio Bananal foi destinada a João Barbosa Camargo e sua mulher. Em 1783 o casal manda erigir em suas terras uma capelinha tosca dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento. Em torno dela cresceria o povoado de Bananal. O nome Bananal seria uma corruptela da palavra indígena banani que significa sinuoso. O termo era usado pelos índios para designar o traçado cheio de curvas do rio que passava por ali. Outra versão para a origem do nome relaciona-se com os muitos bananais que existiriam na região.
Na primeira fase de ocupação do vale do Paraíba predominava a lavoura de subsistência com poucos excedentes para serem comercializados. A situação começa a mudar a partir do início do século XIX quando a cultura do café baseada nas grandes propriedades e no emprego da mão-de-obra escrava chega à região. As terras férteis do vale e o clima propício para o café atrairiam grandes investimentos. O capital necessário para a empreitada havia sido acumulado graças ao incremento do comércio após a vinda de D. João VI e a corte portuguesa para o Brasil no início do século.
A princípio os lucros obtidos com o café eram aplicados na compra de mais escravos e na ampliação da lavoura. A vida era austera e as rústicas sedes das fazendas eram cercadas pelo terreiro de café oficinas e senzala. Em 1836 o segundo maior produtor de café da província de São Paulo era Bananal que concentrava boa parte dos fazendeiros mais ricos do vale.
Na época do fim do tráfico de escravos os fazendeiros começaram a sofisticar seu modo de vida. As sedes de fazenda foram transformadas em palacetes decorados com móveis importados e afrescos de pintores europeus nas paredes. Aumentava o número de escravos usados nos serviços domésticos. Para as festas e passar as entressafras sobrados luxuosos eram erguidos nas cidades. Bananal chegou a ter duas bandas de música formadas por escravos especializadas em óperas europeias. Esta mudança de hábitos foi influenciada pela presença da corte portuguesa no Rio de Janeiro e mais tarde pela criação do Império. O Brasil já não era mais uma colônia e a emergente e poderosa aristocracia rural adotava o código de conduta a maneira de morar se vestir e se expressar da corte francesa a mais influente da época.
Em Bananal os barões do café formavam a elite do Império. Com seu dinheiro depositado nos bancos de Londres chegaram a avalizar empréstimos feitos pelo Brasil para enfrentar a Guerra do Paraguai. Financiaram a construção da Estrada de Ferro Ramal Bananalense - que passava pelas fazendas mais ricas e iam até Barra Mansa no Rio de Janeiro - e trouxeram uma estação ferroviária inteira da Bélgica. Por algum tempo a cidade teve sua própria moeda. Um dos fazendeiros mais poderosos da cidade Manoel de Aguiar Vallim dono da fazenda Resgate teria ao morrer em 1878 apenas em apólices da dívida pública quase 1% de todo papel moeda emitido no Brasil.
Mas o período de prosperidade obtido com o chamado ouro verde não demorou a chegar ao fim. No final do século as terras começaram a dar sinais de exaustão. A abertura da ferrovia Santos-Jundiaí veio facilitar o escoamento da produção de pontos mais distantes do litoral propiciando a expansão da lavoura cafeeira no oeste paulista. A abolição da escravatura em 1888 enfraqueceu ainda mais a economia da região. Os filhos dos grandes fazendeiros não conseguiriam manter as fortunas herdadas dos pais. As pastagens para criação de gado tomaram o lugar dos cafezais. No entanto não seriam capazes de restaurar o poder e a riqueza das famílias de Bananal e de todo vale mergulhadas em brigas por heranças e perdidas na lembrança do período de glória.
Na década de 50 mais um golpe. A abertura da Via Dutra rodovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro praticamente desativou a estrada dos tropeiros que passava por Bananal além de Areias Silveiras Formoso e São José do Barreiro. Todas elas se tornaram cidades mortas - como escreveu Monteiro Lobato que morou em Areias e presenciou a decadência da região.
Hoje Bananal procura se reerguer atraindo turistas não só para conhecer sua história de pompa e riqueza cujos testemunhos são os belos sobrados da cidade e os casarões de suas fazendas como também para desfrutar das belezas naturais da serra da Bocaina onde fica a maior reserva brasileira de mata atlântica.
Leia mais: http://www.ferias.tur.br/cidade/8942/bananal-sp.html#ixzz4E1s3u9A2
O vale do rio Paraíba sempre esteve nas principais rotas dos viajantes no Brasil Colonial. A ocupação da região data do final do século XVII e início do século XVIII quando o ouro que vinha das Minas Gerais passava por ali atravessando a Serra do Mar em direção ao porto de Paraty para ser embarcado para o Rio de Janeiro e Europa. Ao longo deste percurso foram aparecendo povoados que serviam de pouso para viajantes e tropeiros.
A abertura de um novo caminho ligando às minas diretamente ao Rio de Janeiro quase resultou no desaparecimento desses pequenos núcleos. No entanto com a descoberta de ouro em Goiás e Mato Grosso e com o comércio do gado vindo do Rio Grande do Sul para abastecer a região mineira o vale do Paraíba voltou a ser passagem obrigatória.
Ainda faltava um caminho por terra entre as Capitanias de São Paulo e do Rio de Janeiro que evitasse os riscos das viagens marítimas a partir de Paraty. Os planos para sua execução começaram em 1725 mas a estrada só seria concluída na década de 1770. Foi quando o Capitão-Mor de Guaratinguetá Manoel da Silva Reis por ordem de Martim Lopes Lobo de Saldanha do Conselho de Sua Majestade abriu um caminho que compreende vinte e tantas léguas de sertão que ele fez romper pela serra da Bocaina e Paraíba. Para povoar aquelas terras e criar arranchamentos para comodidade e necessário sustento dos viandantes daquele novo caminho foram doadas sesmarias aos que haviam se empenhado na construção da estrada. Uma dessas sesmarias a do rio Bananal foi destinada a João Barbosa Camargo e sua mulher. Em 1783 o casal manda erigir em suas terras uma capelinha tosca dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento. Em torno dela cresceria o povoado de Bananal. O nome Bananal seria uma corruptela da palavra indígena banani que significa sinuoso. O termo era usado pelos índios para designar o traçado cheio de curvas do rio que passava por ali. Outra versão para a origem do nome relaciona-se com os muitos bananais que existiriam na região.
Na primeira fase de ocupação do vale do Paraíba predominava a lavoura de subsistência com poucos excedentes para serem comercializados. A situação começa a mudar a partir do início do século XIX quando a cultura do café baseada nas grandes propriedades e no emprego da mão-de-obra escrava chega à região. As terras férteis do vale e o clima propício para o café atrairiam grandes investimentos. O capital necessário para a empreitada havia sido acumulado graças ao incremento do comércio após a vinda de D. João VI e a corte portuguesa para o Brasil no início do século.
A princípio os lucros obtidos com o café eram aplicados na compra de mais escravos e na ampliação da lavoura. A vida era austera e as rústicas sedes das fazendas eram cercadas pelo terreiro de café oficinas e senzala. Em 1836 o segundo maior produtor de café da província de São Paulo era Bananal que concentrava boa parte dos fazendeiros mais ricos do vale.
Na época do fim do tráfico de escravos os fazendeiros começaram a sofisticar seu modo de vida. As sedes de fazenda foram transformadas em palacetes decorados com móveis importados e afrescos de pintores europeus nas paredes. Aumentava o número de escravos usados nos serviços domésticos. Para as festas e passar as entressafras sobrados luxuosos eram erguidos nas cidades. Bananal chegou a ter duas bandas de música formadas por escravos especializadas em óperas europeias. Esta mudança de hábitos foi influenciada pela presença da corte portuguesa no Rio de Janeiro e mais tarde pela criação do Império. O Brasil já não era mais uma colônia e a emergente e poderosa aristocracia rural adotava o código de conduta a maneira de morar se vestir e se expressar da corte francesa a mais influente da época.
Em Bananal os barões do café formavam a elite do Império. Com seu dinheiro depositado nos bancos de Londres chegaram a avalizar empréstimos feitos pelo Brasil para enfrentar a Guerra do Paraguai. Financiaram a construção da Estrada de Ferro Ramal Bananalense - que passava pelas fazendas mais ricas e iam até Barra Mansa no Rio de Janeiro - e trouxeram uma estação ferroviária inteira da Bélgica. Por algum tempo a cidade teve sua própria moeda. Um dos fazendeiros mais poderosos da cidade Manoel de Aguiar Vallim dono da fazenda Resgate teria ao morrer em 1878 apenas em apólices da dívida pública quase 1% de todo papel moeda emitido no Brasil.
Mas o período de prosperidade obtido com o chamado ouro verde não demorou a chegar ao fim. No final do século as terras começaram a dar sinais de exaustão. A abertura da ferrovia Santos-Jundiaí veio facilitar o escoamento da produção de pontos mais distantes do litoral propiciando a expansão da lavoura cafeeira no oeste paulista. A abolição da escravatura em 1888 enfraqueceu ainda mais a economia da região. Os filhos dos grandes fazendeiros não conseguiriam manter as fortunas herdadas dos pais. As pastagens para criação de gado tomaram o lugar dos cafezais. No entanto não seriam capazes de restaurar o poder e a riqueza das famílias de Bananal e de todo vale mergulhadas em brigas por heranças e perdidas na lembrança do período de glória.
Na década de 50 mais um golpe. A abertura da Via Dutra rodovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro praticamente desativou a estrada dos tropeiros que passava por Bananal além de Areias Silveiras Formoso e São José do Barreiro. Todas elas se tornaram cidades mortas - como escreveu Monteiro Lobato que morou em Areias e presenciou a decadência da região.
Hoje Bananal procura se reerguer atraindo turistas não só para conhecer sua história de pompa e riqueza cujos testemunhos são os belos sobrados da cidade e os casarões de suas fazendas como também para desfrutar das belezas naturais da serra da Bocaina onde fica a maior reserva brasileira de mata atlântica.
Leia mais: http://www.ferias.tur.br/cidade/8942/bananal-sp.html#ixzz4E1s3u9A2
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