quinta-feira, 21 de julho de 2016

TURIÚBA, CIDADE FACHO DE LUZ

 

Pelos idos de 1886, chegaram à região o Capitão Vicente Gonçalves dos Santos, sua esposa dona Sabina Izolina da Glória, filhos e outras pessoas. Vicente Gonçalves dos Santos e toda sua comitiva vinha do estado de Minas Gerais, tomando posse de um imenso sertão do oeste paulista. Consciente do grande trabalho que tinha pela frente, pois o objeto era fixar definitivamente a presença do homem e da civilização, mas matas virgens o Capitão Vicente Gonçalves trouxe consigo animais e sementes, para explorar as boas perspectivas da produção que a região apresentava. Assim a atividade agropecuária implantou-se no município, criando condições de sobrevivência, de trabalho e progresso.
Em 26 de maio de 1926, fundou-se a "VILA GONÇALVES" com o erguimento de um cruzeiro, acompanhado da reza e terço. Era hábito tradicional dos fundadores da região, criado dentro do espírito e da fé cristã.
Com o aumento gradativo das atividades pastoris e agrícola, novos habitantes recebeu a região e a Vila Gonçalves, através de um processo de evolução lento, mas constante.
Em 1944, a vila Gonçalves, foi elevada a categoria de Distrito de Paz, com o nome de "TURIUBA", palavra de origem indígena que significa: -
Definição de Turiúba (vocabulário Tupi Guarani – Português de "Silveira Bueno".
TURI – s. DE TORY, a fogueira, o farol;
TURIUBA – s Distrito e cidade de São Paulo = De Turi + Yba, árvoire do Turi. (Licania Turiuva)
DIANTE DA DEFINIÇÃO ACIMA, passamos a denominar esta querida terra "TURIUBA CIDADE FACHO DE LUZ".

1.2 – CRIAÇÃO DO DISTRITO DA PAZ.
 O distrito da paz de Turiúba, foi criado com sede no povoado de Vila Gonçalves e com terras desmembradas do distrito de Buritama, Macaubal (Ex Macaúbas), pelo decreto de lei nº 14.334 de 30 de novembro de 1944.
Tal decreto de lei foi posto em execução a 01 de janeiro do ano seguinte. Pela lei nº. 233, de 24 de dezembro de 1948, Turiúba passou a pertencer ao município de Buritama, até então pertencente a Monte Aprazível.

1.3 – EMANCIPAÇÃO POLITICO – ADMINISTRATIVA. CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO.
Turiúba foi elevada a Município, alcançando a sua emancipação Político-Administrativa, pela lei nº 5+285, de 18 de fevereiro de 1959, que estabeleceu como sede a antiga Vila Gonçalves e mais o Distrito de Vila Lourdes, atualmente Município de Lourdes, conforme lei nº 7.664, de 30/12/1991, tendo como prefeito o agro pecuarista YALMO QUIRINO DA SILVA.
A instalação do Município, com posse do primeiro prefeito, Sr. OCTAVIANO CARDOSO, deu-se a 01 de Janeiro de 1960, instalando-se também, com a posse de onze vereadores, a primeira legislatura com os seguintes vereadores:-
Alberto Marquioli.
Antonio Belizário dos Santos.
Antonio José dos Santos.
Aparecido Cardoso.
Belizário Evangelista de Carvalho.
César Alves Pereira.
Gervásio Moura Vasconcelos.
João Pio.
José Serafim da Silva.
José Luiz de Oliveira Neto.
José Soares da Silva.

1.4 – VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA
O Município de Turiúba, pertence à 9ª (nona) Região Administrativa do Estado com sede em Araçatuba, e na esfera Judiciária e Setor de Segurança pertence a delegacia de Policia da Comarca de Buritama – SP.
Fonte: Câmara Municipal da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário