domingo, 27 de abril de 2014

"ITAPETININGA"

Itapetininga...
Terra das Escolas.
Terra do "Tribuna Popular", jornal nascido antes da libertação dos escravos e da proclamação da República.
Terra onde nasceu a primeira mulher aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, hoje eternizada com uma cadeira no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga que leva seu nome. 
Terra do IHGGI. 
Terra onde viveram Cyro Albuquerque, o grande político, e Waldomiro de Carvalho, dirigente dos serviços nos setores de assistência farmacêutica e de abastecimento às Tropas da Frente Sul por ocasião da revolução de 1932.
Terra onde nasceu Júlio Prestes, o presidente do Brasil que não deixaram tomar posse.
Terra do poeta sertanejo mais famoso da região, Abílio Victor, popular Nhô Bentico, que inventou "Pitoco" ( e outros lirismos), e do compositor Teddy Vieira, que compôs " João de Barro", "Menino da Porteira", "O Rei do Gado", etc.
Terra do DERAC, onde Antonio Bonafonte, o popular Boi, jogou e foi campeão nos anos de 1973, 1974 e 1975 e que mais tarde subjugou-se ao feitiço da cidade de São Miguel Arcanjo.
Terra do respeitado Dr. Bastos, médico.
Terra do saudoso Jacob Bazarian, sociólogo, comunista, professor, poeta, escritor.
Terra da Loja Maçônica Firmeza, fundada em 1852, que se orgulha de ter sido, um dia, visitada em sua sede pelo Giuseppe Garibaldi.
Terra do famoso Clube "Venâncio Ayres", com mais de cento e vinte e cinco anos de atividades que sempre acabam agradando seus associados.
Terra dos muitos jornais.
Terra dos cinemas Ideal, Pathé, Olana, São José, São Pedro, Aparecida do Sul.
Terra do Café Santo André da família Giriboni.
Terra da antiga e famosa rádio PRD-9.
Terra dos Escoteiros.
Terra do Ivo Cerqueira.
Terra do Filisbino.
Terra do Largo dos Amores, da Praça Peixoto Gomide, da Rua Campos Sales, da Praça dos Três Poderes, do Shopping... 
Itapetininga...
Terra que levou embora a receita do bolinho de frango que teve seu nascedouro em São Miguel Arcanjo e também encantou o maestro Joani de Oliveira, o Bob Vieira, toda a família do Osmar Rodrigues dos Santos e outros que a ela se agregaram.
Terra de um Corpo de Bombeiros que fez história, começando em 1977, quando um grupo de empresários da região decidiu criar uma entidade voluntária, a qual foi inaugurada em 10 de janeiro de 1979, contando com a vontade e garra da população que tudo fez para auxiliar na compra de equipamentos e viaturas próprios.
Pioneirismo: fundou-se a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Itapetininga.
Essa corporação foi a única no gênero existente no Estado de São Paulo que propiciava economia aos cofres públicos, pois dispensava os serviços dos bombeiros da PM, utilizando apenas voluntários.
No mês de novembro deste ano, Itapetininga completará seu 244o. aniversário.

Texto de Luiza Valio, do IHGGI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário