domingo, 25 de maio de 2014

A ESPADA DO GENERAL

Trata-se de uma peça do autor sorocabano, MARINONI PIEDADE, que foi apresentada pela primeira vez no dia 1o. de janeiro de 1901, em Sorocaba.
De que tratava a peça?
Conforme se insere das páginas do extinto jornal "O DEMOCRATA", de Capão Bonito do Paranapanema, de 25 de agosto de 1901, "A Espada do General, comédia de verdadeiro valor artístico saída da pena de um nosso patrício, um talentoso sorocabano, o senhor Marinoni Piedade, é uma peça cheia de peripécias agradáveis, de lances comoventes, aliadas a um fundo que toca ao grotesco, fazendo-nos rir, logo no momento que quer-se nos apossar da mente uma comunhão como acontece quase sempre que sai à cena o velho Baldomero, Capitão reformado, que, achando-se a braços com a miséria, seus recursos de todo esgotados, em suma, já entregue aos horrores da fome, seus filhos o rodeiam, dirigindo-lhe palavras de animação e conforto, ao passo que Benedito, criado gaiato, com todo sangue frio, ri-se daquela situação desesperadora.
Eis que em seguida aparece um salvador, ainda que um sertanejo, mas que possui 300 contos, solicitando a mão de Amélia, filha do Capitão, cujo enlace fica ajustado para logo, sem perda de tempo, realizar-se."

OBS: Até o presente momento, não houve êxito na busca por melhores informações sobre a pessoa de Marinoni Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário