"Conheci o professor João Bohac por intermédio do seu filho Rubens, colega de fiscalização estadual a quem muito estimo e considero.
Eu apreciava o mestre João Bohac pelo seu caráter e pelo seu estilo: marcava presença e se impunha por sua cultura e polidez.
A sua versatilidade ao se expressar sobre um universo de assuntos demonstrava muita vivência e experiência de vida acumulada por longas décadas de trabalho em prol da educação.
Nascido em 1901 em Itapetininga, cresceu com a escola onde iniciou o primário (Grupo Escolar Peixoto Gomide) e nela se formou professor em 1923 (já agora, Escola Normal Peixoto Gomide).
Casou-se em Itapetininga em 1924 com Maria Bohac e dessa união que perdurou até 1989, nasceram os filhos: Rubens, Ruth, Luzia e Elza.
Em Presidente Prudente, residiu na Rua São Sebastião. n.° 285 e mais tarde no n.° 353.
Iniciou o magistério público em Tatuí, em escola rural, após sua formatura.
Já em 1925 realizava seu desejo com sua nomeação para o Grupo Escolar de Presidente Prudente, como professor adjunto.
Em 1933 foi designado Inspetor de Ensino particular e no ano seguinte para idêntica função em relação às unidades escolares em geral, subordinadas à Delegacia Regional de Ensino de Presidente Prudente.
Em 1935 foi nomeado Inspetor Escolar de Catanduva.
Requisitado para o ensino secundário foi diretor em comissão do Ginásio de Mogi das Cruzes e após Diretor Técnico do Ginásio de Santos.
No ano de 1940 foi designado diretor da Escola Normal recém-criada em Santa Cruz do Rio Pardo e ainda no mesmo ano para igual função da Escola Normal Peixoto Gomide, onde havia se formado em 1923, reencontrando colegas e antigos professores do seu tempo de estudante.
De volta a alta sorocabana, mais precisamente Presidente Prudente, em 1944 foi nomeado Diretor Técnico do Ginásio Estadual que na ocasião tinha seis classes funcionando, sendo posteriormente criado o Colégio Fernando Costa.
Em 1947, na condição de Técnico de Educação, foi designado para inspeção escolar nas Escolas Secundárias e Normais desde Botucatu até Presidente Epitácio.
Ainda na mesma função atuou como membro da comissão de concursos de remoção e promoção do ensino secundário e normal do Estado de São Paulo, com sede na capital.
Em 1951 aposentou-se na função hoje denominada de Supervisor de Ensino.
Por ato do Prefeito Paulo Constantino foi dado o nome de João Bohac a uma das unidades do CIEM do Jardim Planaltina de Presidente Prudente, homenagem que recebeu em vida e que agradeceu em emocionado e longo discurso.
Em 1977 foi agraciado com o certificado de Pioneiro do Município de Presidente Prudente, por ato da Câmara Municipal.
Seu nome foi lembrado para denominar uma rua no Jardim Rio 400.
Após a sua viuvez, em 1989, passou temporadas em Itatiba, na residência da sua filha Ruth Bohac Vedovello e em São Bernardo do Campo, na residência da filha Elza Bohac Sene.
O nome do Professor João Bohac merece ser lembrado sempre pelo seu trabalho pioneiro em favor do ensino, de modo geral em várias regiões do estado onde atuou, mas especialmente em Presidente Prudente, cidade que escolheu para sua fixação e realização de sua obra educacional e onde foi sepultado desde o seu falecimento ocorrido em 3 de setembro de 1995."
JOSÉ DASSI.
OBS: a foto é da época em que esteve dirigindo o Colégio Estadual Fernando Costa, em Presidente Prudente; de uma revista itapetiningana de então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário