HINO DE CEDRAL
CEDRAL, SEMPRE HEI DE LHE AMAR
Todos em coro,
Um hino a cantar;
Sempre presente
Cedral, há de estar
Dias de amores,
Cheios de paz,
É que CEDRAL
Sempre traz.
Terra de cedro,
Café, doce lar,
Beleza serena,
Flores, bom ar:
Em tom de alegria,
Fazendo canção,
Seus filhos unidos
Num só coração,
Sinos que vibram,
Dobram em fé.
Bom Jesus Cristo,
Na Sé.
Um céu colorido,
E o povo a cantar:
CEDRAL, sempre
Hei de lhe amar:
Letra/Música - Dr. Waghi Halim Adas
HISTÓRICO:
Embora não se possa afirmar com absoluta segurança quando chegou o 1º habitante de Cedral, segundo relato de velhos moradores, já em 1.900 os Srs. Felicio Bottino, Severiano Vicente Ferreira, Cel. Silverio da Cunha Lacerda e o Sr. Vicente Ferreira da Silva já habitavam o local.
De 1.906 a 1.910 as famílias de Felipe Scarpelli, Nicola di Pietro, Francisco Turano, Antônio Alves, Manoel de Oliveira Jordão, Pedro Lucato, Nicolau Azziz, Júlio Xavier de Mendonça, João Chames, Carlos Dias Barbosa, João Faquim, Luiz Guidolin, Joaquim Pereira da Mota, Guilherme Buosi, Eduardo Alves Ferreira; a primeira autoridade policial foi Antônio Francisco de Souza, por volta de 1.914. A maior dificuldade encontrada pelos moradores foi a derrubar as imponentes árvores de cedro, que emaranhavam-se, dominando a região. Deste obstáculo surgiu o nome do Município.
Cedral progrediu rapidamente graças à inauguração da Estrada de Ferro Araraquara, em 1912; criação da agência do Correio em, 1918, tendo como chefe o Sr. Izaltino Mendonça; a elevação a Distrito pela Lei Estadual n.º. 1.664, passando à sede à categoria de Vila, instalada em 1.920, na época figurando como Distrito do Município de Rio Preto. Em 1.920 inaugurou-se o Cine Politeama, onde em sessão solene, em abril de 1.920, criou-se o Cartório de Paz. Em 1.924, instalou-se luz elétrica, em 1.925 a Paróquia, tendo como vigário o Pe. Antônio Augusto Dias.
Em 1.927 criou-se Grupo Escolar, em 1928 agência do Banco de São Paulo. Em 1.929 instala-se Coletoria Federal e Estadual e no dia 27 de dezembro de 1.929, pela Lei Estadual nº 2.399 a sede recebe foros de cidade e desmembra-se do município de Rio Preto, sendo o município de Cedral instalado a 16 de março de 1.930, assumindo o cargo de Prefeito o Sr Messias Vicente Ferreira e em 1.936, inaugura-se a Delegacia de Policia Local. Em 1.941, passa funcionar em prédio próprio a Caixa Econômica Estadual, pelo Decreto-lei nº 38, de 14 de novembro de 1.942, o Prefeito cria a Agência Municipal de Estatística; em 10 de maio de 1.947, é inaugurado o Posto de Assistência Médico Sanitária (PAMS).
Origem do Nome: O nome Cedral foi tirado do nome da árvore Cedro que existia muito na época da fundação.
Expectativa de vida: 75 anos.
Dista 425 quilômetros da capital.
Do site da prefeitura local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário