segunda-feira, 23 de junho de 2014

RIBEIRÃO BRANCO: 1901


"Continuando na minha honrosa missão de noticiarista do "Democrata", vou, por estas transmitir-vos o que há de novo:

- De passagem por esta Vila esteve o ilustrado engenheiro Dr. Jonas Novaes, que vai à Xiririca fazer orçamento dos cais que por conta do Governo vão serem feitos naquela cidade. Segundo nos informa o engenheiro, a verba para a construção da estrada desta para  Faxina vai ser transferida para a estrada daqui a São José, ficando esta daqui a Faxina a cargo das municipalidades; a realizar-se isso será de muita vantagem para o comércio daqui que ficará com comissões diretas com o centro comercial.
- A seca continua a fazer grandes estragos na lavoura, os gêneros alimentícios já escasseiam.
- No dia 30 reúne-se o diretório para organizarem a chapa de Vereadores e Juízes de Paz.
- Tem estado bastante enfermo o Tenente Honório de Lima; pronto restabelecimento é o que desejamos.
- Em excursão comercial esteve aqui o simpático João Wagner; também a passeio esteve o Tenente Livino Ribeiro, redator do "Tempo" e advogado do foro desta Comarca; S.S. foi bastante visitado por seus amigos.
- Censurei bastante a notícia dada ao "Correio Paulistano" dizendo que o Coronel Crescencio só teve meia dúzia de meninos no seu encontro; essa notícia, que me desculpe quem as deu, é bastante viciada, eu que ali fui nesse encontro e que assisti toda imponência de recepção, digo sem rebuço de ser contestado que teve número superior a 700 cavalheiros e estes a elite da sociedade faxinense e é preciso notar-se que indivíduos de outros municípios eram em número pequeno.
- Diz o palhaço que está esperando uns cobres para comprar foguetes na chegada de Eugênio Leonel, dizendo que Leonel vai mandar-lhe esse dinheiro pelo Correio.
Este Palhaço!    


In "O DEMOCRATA", de Capão Bonito do Paranapanema, em 24 de novembro de 1901, acervo de Luiza Válio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário