sábado, 25 de outubro de 2014

CASA BRANCA: 195 ANOS!

Casa Branca foi uma das primeiras cidade a receber eletricidade no Brasil.
Limites: 
Mococa, São José do Rio Pardo, Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, Itobi, Aguaí, Vargem Grande do Sul.
Diz-se que Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foi o primeiro homem civilizado a percorrer a região, onde muitos anos depois surgiria o pouso de Casa Branca, de tropeiros que buscavam o caminho dos Guaiazes, que ligava o litoral a Goiás e ao Mato Grosso. Essa é apenas a fonte mais antiga sobre seus fundadores, mas há outras diversas e divergentes.
Já na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXIV, consta a referência ao Arraial de Casa Branca, em 1728. 
Nova fonte aparece no caderno de recenseamentos de Moji Mirim, onde o bairro de Casa Branca surge pela primeira vez em 1783, possuindo apenas um núcleo familiar.
A última citação é a que se encontra no mapa geográfico da Capitania de São Paulo, organizado por Antônio Ruiz Montesinho, onde há observações realizadas em 1791 e 1792 que indicam a existência da fazenda Casa Branca.
De acordo com Brasílio Machado, Casa Branca foi freguesia de Nossa Senhora das Dores de Casa Branca, em 25 de outubro de 1814, no território de Moji Mirim, sendo elevada à categoria de vila em 25 de fevereiro de 1841 e, de cidade, em 27 de março de 1872.
Foi posto avançado no antigo caminho do oeste porque possuía uma privilegiada situação geográfica, principalmente depois da chegada dos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, com ligações para Minas Gerais e Goiás.
Tornou-se importante centro rodoferroviário, pois foi ponto terminal da ferrovia até 1880, quando perdeu o posto para o município de Ribeirão Preto. 
site SP Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário