quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ILHA SOLTEIRA: 46 ANOS. PARABÉNS!

A cidade de Ilha Solteira começou a receber seus primeiros moradores no dia 15 de outubro de 1968, surgindo em razão do enorme contingente de mão-de-obra necessária à construção da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. 
O nome da Usina e do núcleo urbano originou-se de uma ilha fluvial denominada “Ilha Solteira”, existente no rio Paraná. Construída pela CESP, a cidade foi resultado de um planejamento urbano e manteve praticamente seu traçado pouco modificado, enquanto permaneceu sob administração da referida empresa.
Em outubro de 1970 a nomenclatura das vias e logradouros da cidade foram estabelecidos de acordo com o mapa do Brasil, onde cada Alameda corresponde ao nome de um Estado e cada quadra, chamada de PASSEIO recebeu o nome de uma cidade do Estado o qual se refere à Alameda. 
Ilha Solteira pertenceu como Aglomerado Rural do Distrito de Bela Floresta localizado no Município de Pereira Barreto, até emancipação em 30 de Dezembro de 1991, cuja dinâmica do mercado imobiliário começou a interferir nas modificações do espaço.
Passou a ter identidade própria, com mudanças significativas, assumindo sua autonomia. 
Elevada à Estância Turística em 13 de Abril de 2000 e no dia 29 de Abril de 2005, através da Lei Complementar nº877/2000, elevada à COMARCA. 

do site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário