A história do Município de Dirce Reis inicia-se no século passado, entre os anos de 1816 e 1822, com a descoberta dos índios caigangues pelo naturalista August de Saint-Hilaire.
A luta para a "pacificação" dos caigangues se arrastou até 1912, com a expulsão dos índios que, após lutarem bravamente, foram vencidos.
De 1830 a 1840 a expedição de Patrício Lopes de Souza com seu escravo Geremias, tomou para si a posse de 208 mil alqueires que abrangia o território das hoje Comarcas de Santa Fé do Sul, Jales e parte de Palmeira D′Oeste.
Na imensidão da fazenda, as terras ficaram praticamente incultas, os meeiros de Patrício que ali viviam, criavam um pouco de gado e plantavam apenas o necessário para a sobrevivência, o que propiciou que em 1912, iniciasse o processo de grilagem de toda a área.
Em 1946, a Cooperativa Agrícola de Imigração e Colonização (CAIC) e uma subsidiária da CIA Paulista de Estrada de Ferro comprou parte da fazenda e, posteriormente, dividiu em glebas, sendo uma delas o hoje Município de Dirce Reis.
No ano de 1950, havia um morador nessa redondeza, que atendia pelo nome de Paschoal Bernardes, que possuía 3.500 alqueires de terra. Não tendo o proprietário o conhecimento necessário para a formação de plantio de terra, o mesmo resolveu vender em lotes, pequenas quantidades de terra, para formação dos termos em terras produtivas.
O Sr. Paschoal Bernardes resolveu vender esses lotes e concluir toda essa venda, na qual deu a fundação de um povoado.
O maior proprietário destas terras foi o Sr. Raphael Cavalin, o pioneiro que iniciou a plantação. Com o tempo, ficou estabelecido um pequeno povoado, onde foram gradualmente vendidas mais terras à pessoas interessadas em cultivá-las.
O nome de "Dirce Reis" deu-se em homenagem à filha do Sr. Raphael Cavalin, a Sra. Dirce Cavalin, e "Reis" em razão da data de fundação no dia de Santos Reis, 06 de janeiro.
Dirce Reis permaneceu como distrito de São Francisco por 30 anos.
Fonte: Arquivos Municipais.
Autor do Histórico: José Vitorino de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário