sexta-feira, 17 de abril de 2015

O ESCRITOR CATARINO ALEIXO DE OLIVEIRA, DE CAPÃO BONITO, POR ELE MESMO


"Sou caipira, nasci no bairro Apiaí Mirim, até os 16 anos de idade, morei no bairro dos Proença e Mocambo.
Desde os sete anos, eu trabalhava na roça, e a noite eu ajudava a mãe no monjolo, fazer farinha de milho, fubá, quirera, canjica, limpar arroz, esses produtos faziam parte da nossa alimentação.
A minha casa era choça, feita de pau a pique, barro e coberta de sapê, o piso da casa era chão batido. 
Os utensílios domésticos era panela de ferro, panela de barro, pote, moringa, tarro, corote, gamela, túlia, peneira, sururuca, balaio, todos guardados em jirau.
Eu não fui na escola, eu comecei uma vontade imensa de ir a escola, uma vontade imensa de aprender a ler e escrever, quando achava um livro velho, uma revista, um pedaço de jornal, eu levava pra casa e pedia pra alguém ler e me ensinar a ler, eu prestava muita atenção nas letras, nas palavras, nos números e decorava todas.

O primeiro nome que eu aprendi escrever, foi um nome de um Padre, Benjamin de Souza Gomes a sua assinatura estava no meu batistério.
O senhor chamado Pedro Florindo, que sabia ler e escrever, eu trabalhava pra ele um dia por mês em troca de me ensinar ler e escrever, ele também não tinha ido a escola mais tinha muitos livros, me ensinou o que ele sabia.
Eu fui criado em comunidade caipira, onde quase todos eram analfabetos, ou semi analfabeto, por isso eu sou caipira.
A minha diversão preferida foi jogar futebol, mais meu pai proibia, então eu fugia de casa para treinar com 14 anos eu montei meu time de futebol.
Com 17 anos eu me alistei para o serviço militar, eu tinha um grande desejo de prestar um serviço militar, mas não fui convocado. 
Em 1970, eu morei na cidade de Apiaí e, trabalhei na construção da Camargo Correia. 
Eu fui jogador de futebol amador desde os 16 anos, fui presidente do Botafogo F.C do bairro Apiaí Mirim até 1978, também fui presidente do E.C Apiaí Mirim até 1985, organizei os primeiros campeonatos de futebol de campo do bairro Apiaí Mirim, em 1979, 1980 e 1981, daí em diante quase todos os bairros e vilarejos passaram a organizar seus próprios campeonatos.
Em 1984 mudei para Vila Aparecida. 
Na Vila Aparecida, fundei a associação atlética estrela time de futebol, disputamos vários campeonatos, fomos varias vezes campeões. 
Com 50 anos de idade eu entrei na escola, foi criado um projeto para adultos que sabe ler e escrever, e não tem comprovante escolar, fica três meses na escola, e faz a prova, eu fui aprovado na 4º Série.
Gosto de viajar, conheço vários países da América do Sul, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru, conheço um pedacinho de cada um desses países.
Conheço vários estados brasileiros, mais o estado preferido é o Acre, eu fiz uma poesia em homenagem ao estado do Acre.
Gosto de ler, gosto de escrever, história, lenda, conto, verso e poesia."

O escritor Catarino nasceu em Capão Bonito aos 26 de julho de 1950. Em 2012 foi candidato a vereador na cidade pelo PRB. É comerciante, proprietário de um bar e mercearia. 
O texto acima foi publicado em dezembro de 2010 no site Freguesia Velha - ecologia, cultura e cidadania.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber mais, pois estou tentando fazer um documentário sobre Capão Bonito e já comecei com algumas entrevistas com a Dona Alice no bairro

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde encontro os seu livros

    ResponderExcluir