Santo Antonio da Alegria
Localizada cerca de 393 km da capital, a pequena cidade de Santo Antonio da Alegria comemorou no último dia 13 de junho, 125 anos de emancipação política.
Exposições, campeonatos, shows e muitas atrações acontecem para entreter os cerca de 6,3 mil habitantes.
A população sempre conta com partidas de futebol, casamento comunitário, procissão que sai da casa da Dita com a imagem do Padroeiro Santo Antônio, mesa da fartura e shows.
A cidade surgiu nas margens do ribeirão Pinheirinho, município de Batatais, parada obrigatória dos que transitavam entre as fronteiras de São Paulo e Minas Gerais.
A população sempre conta com partidas de futebol, casamento comunitário, procissão que sai da casa da Dita com a imagem do Padroeiro Santo Antônio, mesa da fartura e shows.
A cidade surgiu nas margens do ribeirão Pinheirinho, município de Batatais, parada obrigatória dos que transitavam entre as fronteiras de São Paulo e Minas Gerais.
Em 1866, tornou-se município já com o nome de Santo Antônio da Alegria.
Em 1890, o município obteve sua emancipação político-administrativa.
Santo Antonio de Posse
Santo Antonio de Posse
A cidade de Santo Antônio de Posse, inicialmente, foi predominantemente rural.
Suas fazendas, distribuídas em 154 km2 de extensão, representaram um marco econômico e cultural de suma importância para o desenvolvimento local, sendo primeiramente destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar, depois café e algodão.
Com a expansão da lavoura cafeeira e pela necessidade de substituição da mão-de-obra escrava, muitos estrangeiros vieram para a região à procura de trabalho, como por exemplo os italianos, os libaneses e portugueses que desempenharam um papel importante para a formação e o desenvolvimento da cidade que hoje conta com uma população de mais de 20.000 habitantes.
Com o aumento do trânsito para escoamento das safras de café das fazendas, em 27 de agosto de 1875 criou-se a Estação de Ferro, que foi construída no bairro que deu origem à cidade. Todo o café da região era trazido para esta estação e, nela, reensacado para depois ser transportado por trem para os portos, por isso o bairro recebeu o nome de “Ressaca” - vindo exatamente a ser denominado assim pelo processo de reensacamento do café.
Em 1893, o povoado do bairro Ressaca foi elevado a Distrito de Paz, anexado ao município de Mogi Mirim, com a denominação de “Posse”, tomando a denominação de “Posse de Ressaca” em 1938.
Com a expansão da lavoura cafeeira e pela necessidade de substituição da mão-de-obra escrava, muitos estrangeiros vieram para a região à procura de trabalho, como por exemplo os italianos, os libaneses e portugueses que desempenharam um papel importante para a formação e o desenvolvimento da cidade que hoje conta com uma população de mais de 20.000 habitantes.
Com o aumento do trânsito para escoamento das safras de café das fazendas, em 27 de agosto de 1875 criou-se a Estação de Ferro, que foi construída no bairro que deu origem à cidade. Todo o café da região era trazido para esta estação e, nela, reensacado para depois ser transportado por trem para os portos, por isso o bairro recebeu o nome de “Ressaca” - vindo exatamente a ser denominado assim pelo processo de reensacamento do café.
Em 1893, o povoado do bairro Ressaca foi elevado a Distrito de Paz, anexado ao município de Mogi Mirim, com a denominação de “Posse”, tomando a denominação de “Posse de Ressaca” em 1938.
Mais de cinquenta anos se passaram e as lideranças de Posse iniciaram o movimento visando obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população.
Finalmente, em 1953, a cidade ganhou a condição de município e passou a denominar-se “Santo Antonio de Posse”, cuja instalação oficial ocorreu em 1955, hoje fazendo parte da Região Metropolitana de Campinas.
Santo Antonio de Posse é o quarto maior PIB entre as pequenas cidades, conciliando agricultura e indústria.
Santo Antonio do Pinhal
Santo Antonio do Pinhal
Após índios e bandeirantes, ouro e escravos, no Sertão do Alto do Sapucaí Mirim, em 1785, foi concedida a primeira sesmaria da região pela Capitania de São Paulo.
Um conflito se instalou por muitos anos por causa da disputa da divisa entre as Capitanias de São Paulo (1714) e Minas Gerais (1720).
Sertão do alto da Serra para os paulistas que não aceitavam a divisa, e para os mineiros, seria no alto da Serra da Mantiqueira, região denominada Sertão de Camanducaia.
Em 1809, foi aberto um caminho pelos mineiros em terras habitadas pelos paulistas da Vila de Pindamonhangaba que já possuíam as Sesmarias na região, mas logo foi fechada pelo então Capitão- Mor Ignácio Marcondes do Amaral.
Após um acordo amigável em 1811, ficou combinado que continuaria aberta a estrada com uma guarda mantida por São Paulo no lugar denominado Sertão em terras de Claro Monteiro do Amaral, cerca de 10 km acima de Sapucaí Mirim.
Na região onde existe hoje a cidade de Sapucaí Mirim, estabeleceram-se diversos moradores sob a proteção do Capitão Manoel Furquim de Almeida, representante de Minas.
Em 1809, foi aberto um caminho pelos mineiros em terras habitadas pelos paulistas da Vila de Pindamonhangaba que já possuíam as Sesmarias na região, mas logo foi fechada pelo então Capitão- Mor Ignácio Marcondes do Amaral.
Após um acordo amigável em 1811, ficou combinado que continuaria aberta a estrada com uma guarda mantida por São Paulo no lugar denominado Sertão em terras de Claro Monteiro do Amaral, cerca de 10 km acima de Sapucaí Mirim.
Na região onde existe hoje a cidade de Sapucaí Mirim, estabeleceram-se diversos moradores sob a proteção do Capitão Manoel Furquim de Almeida, representante de Minas.
Essas terras eram reclamadas pelo paulista Inácio Caetano Vieira de Carvalho, antigo sesmeiro, que conseguiu reavê-las em 1813 com intervenção da câmara de Pindamonhangaba a seu favor.
Em abril do ano seguinte, houve um contra movimento por parte de Minas retirando a guarda do local combinado e, em julho foi instalado um quartel no alto da Serra da Mantiqueira. Em 31 de agosto do mesmo ano, a Câmara de Pindamonhangaba obrigou os mineiros a retirarem o quartel, que ficou abandonado até novembro quando foi queimado pelas autoridades de Pindamonhangaba.
Em abril do ano seguinte, houve um contra movimento por parte de Minas retirando a guarda do local combinado e, em julho foi instalado um quartel no alto da Serra da Mantiqueira. Em 31 de agosto do mesmo ano, a Câmara de Pindamonhangaba obrigou os mineiros a retirarem o quartel, que ficou abandonado até novembro quando foi queimado pelas autoridades de Pindamonhangaba.
A denominação “Quartel Queimado” figura nos documentos de 1847 e no mapa de Minas de 1855.
Com a abertura oficial da estrada em 1811, ligando as duas Capitanias, a região começou a prosperar.
Com a abertura oficial da estrada em 1811, ligando as duas Capitanias, a região começou a prosperar.
Com a fundação da Freguesia de São Bento do Sapucaí em 1828, as terras do alto da Serra ficaram pertencendo à nova freguesia.
Foram feitas muitas doações para a Capela de Santo Antonio no local denominado Fazenda Pinhal. A mais conhecida delas ocorreu em 11 de abril de 1856, quando o senhor Antonio José de Oliveira e sua mulher doaram terras ao santo de sua devoção.
Após cem anos de submissão, os descendentes dos antigos povoadores decidiram conquistar a independência.
Foram feitas muitas doações para a Capela de Santo Antonio no local denominado Fazenda Pinhal. A mais conhecida delas ocorreu em 11 de abril de 1856, quando o senhor Antonio José de Oliveira e sua mulher doaram terras ao santo de sua devoção.
Após cem anos de submissão, os descendentes dos antigos povoadores decidiram conquistar a independência.
O antigo Bairro do Pinhal dependia unicamente de São Bento do Sapucaí, mas graças aos esforços de heróis pinhalenses, após demandas judiciais, comemorou-se a emancipação em 1960. Dessa data em diante a nova cidade prosperou e transformou-se no “Charme da Serra”.
Data da Fundação da Cidade: 13/06/1860
Altitude: 1.143 metros
População: 6.560 habitantes (IBGE 2007)
Data da Fundação da Cidade: 13/06/1860
Altitude: 1.143 metros
População: 6.560 habitantes (IBGE 2007)
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