sábado, 2 de abril de 2016

FELIZ ANIVERSÁRIO, "CAPELA DE NOSSA SENHORA DE MONTE SERRAT DE COTIA"!

Denominações anteriores: Acoty, Cotia e Capela de Nossa Senhora de Monte Serrat de Cotia. 
Chamou-se primitivamente Acoty, por ser banhada pelo Rio Cotia que lhe empresta o nome. Foi assim chamado pelos indígenas, por ser cheio de curvas como são os caminhos dos animais do mesmo nome.
Fundadores: Cel. Estevam Lopes Camargo, Pad. Mateus de Lara Leão, Fernão Dias Pais e Gaspar de Godói Moreira.
Data da Fundação: Ano de 1723.



As contínuas viagens entre São Paulo e A Vila de Sorocaba deram causa a que se formasse a pequena povoação de beira de estrada chamada Acutia. 
Em 1713 sua localização consolidou-se junto à capela de Nossa Senhora do Monte Serrate, quando os Camargo instalaram-se na região, após a luta com os Pires em São Paulo.
Os fundadores da capela foram o Coronel Estevão Lopes de Camargo e o padre Mateus de Lara e Leão. Porém os paulistas Fernão Dias Paes e Gaspar de Godoi Moreira tem, também, seus nomes relacionados com a fundação do povoado.
Em 1723 a capela do Monte Serrate foi elevada à categoria de freguesia, sendo constantemente citada na historia de São Paulo. 
As crônicas de 1842, assinalam a participação da vila no levante chefiado pelo Padre Feijó e Brigadeiro Tobias, tendo sido local escolhido para o acampamento das forças liberais.
A Lei n° 7, de 2 de abril de 1856 elevou a freguesia de Cotia à categoria de vila; como município instalado a 7 de janeiro de 1857, foi criado com a freguesia de Nossa Senhora do Monte Serrate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário