terça-feira, 26 de abril de 2016

TABATINGA

Segundo informação do Sr Antonio Amâncio de Souza, testemunha idônea da formação deste núcleo urbano, Tabatinga teve sua origem da seguinte forma: 
-------------- No final do Século XIX existiam nesta zona do Estado de São Paulo grandes núcleos de terras que eram vendidos pelo Governo da Época, através de seus emissários no interior, por importâncias mínimas. Naquela época, havia aqui dois grandes núcleos: a Fazenda Santana e a Fazenda São João das Três Barras.
A Fazenda São João das Três Barras era assim denominada por fazer convergência entre três cursos de água: Ribeirão São João, Córrego do Meio e Córrego do Cavalo. Juntamente com a Fazenda Santana, formavam a gleba que hoje é uma grande parte do município de Tabatinga.
Os 5.000 alqueires que formavam a Fazenda São João das Três Barras foram adquiridos por Custódio José do Vale, pela quantia irrisória de $900.000 (Novecentos mil réis). Com sua morte a herança passou para seu genro Izaias Xavier do Vale e sua mulher Mariana Antonia de Jesus, e à cunhada Bárbara Lyra da Castidade, que deixou em testamento como seu herdeiro, Izaias Xavier do Vale e em sua falta o sobrinho Francisco Quintino do Vale.
Joaquim Pinto Ramalho, outro desbravador de sertões, e parente de Izaias, possuía à margem esquerda do Córrego do Cavalo uma pequena área de 20 alqueires, que doou ao Bispado de São Carlos, em louvor à Nossa senhora do Bom Conselho, que hoje é padroeira de Tabatinga. Esta área formou o Patrimônio em que hoje está situada grande parte da zona urbana de Tabatinga e cuja escritura de doação foi definitivamente assinada por Izaias Xavier do Vale em 08 de maio de 1896.
site da PM local.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário