sábado, 11 de fevereiro de 2017

TERRA DA CANINHA 51

Pirassununga é conhecida pela superior qualidade de sua aguardente. 
Ao lado de modernas processadoras e engarrafadoras encontram-se antigos e tradicionais alambiques, muitos ainda administrados "em família"e onde podem ser degustadas pingas especiais.
Em 1976, a Cia. Müller de Bebidas Ltda comprou a Fazenda Taboão, em Pirassununga, onde hoje está instalada a maior produtora de cachaça do País: a Caninha 51.
Hoje, a empresa detém 33% do mercado interno de cachaça (segundo os Estudos Nielsen). 
No maior mercado consumidor do país, a Grande São Paulo, a Cachaça 51 chega a ser responsável por mais de 50% do total consumido.
No mercado internacional, a Cachaça 51 é a quinta bebida destilada mais consumida.
A empresa tem duas fábricas (uma em Pirassununga e outra em Recife-PE), destila 300 milhões de litros de pinga por ano e frequenta prateleiras, gôndolas e balcões de 900 mil pontos de venda em todo o país.
Além da 51, produz o conhaque Domus, terceiro colocado no ranking nacional, o preparado em pó Caipirinha Mix, 51 Ice
e as cachaças 29 e Terra Brazilis.
 
Lendas da Caninha 51

Uma lenda conta que a Caninha 51 tem esse nome porque seus produtores, supersticiosos daqueles que correm de gato preto, armazenavam a melhor aguardente da safra sempre no mesmo barril, o de número 51. 
Outra lenda garante: 51 foi a quantidade de doses que um mendigo de Pirassununga (berço do produto) conseguiu tomar num único dia – 50 para ele e uma “para o santo”.
In Dr. Pintassilgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário