sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CRUZEIRO E SEUS PONTOS TURÍSTICOS


















Museu Major Novaes
O imóvel também conhecido como "Solar dos Novaes" e "Casa da Dona Tita", era sede da Fazenda Boa Vista e é datado de 1815.


É considerado o núcleo inicial do município, vinculado a história da cidade e da região.
O acervo do museu conta com móveis co

loniais, cristaleiras procedentes da Itália e documentos históricos, como cartas trocadas com a Família Imperial. Além disso, promove regularmente diversas exposições e atividades culturais. 


Sua majestade D. Pedro II tinha um grande prestígio ao seu compadre, o Major Novaes, tendo o próprio imperador e outros membros da família real se hospedado no casarão quando em passagem pela cidade. 


O museu foi tombado como patrimônio histórico pelo Governo Estadual.



Igreja Matriz da Imaculada Conceição
Um dos principais cartões-postais de Cruzeiro, localizada na área central da cidade, a igreja projetada com arquitetura de estilo eclético, possui elementos do barroco e do neoclássico, teve suas obras iniciadas em 1830. o edifício passou por diversas reformas ao longo de sua história, mas que não chegaram a alterar suas características originais, sendo a maioria internamente. Sua fachada foi originalmente concebida sem pintura, com acabamento em pó de pedra, no século passado, ao final da década de 60 e início da de 70, foi pintada em amarelo claro e escuro; na década de 90, em azul escuro/branco; no início do atual século, em azul claro/branco e recentemente passou por uma reforma e a pintura azul/branco da igreja foi substituída por bege/areia. A matriz de Imaculada é o segundo maior templo católico do Vale do Paraíba com capacidade para 3000 fiéis. É um raro exemplo de igreja de seu período, onde, mesmo tendo apenas um orago (santo devocional) possui duas torres.

Centro Cultural Rotunda
Importante edifício ferroviário, que compunha o conjunto de prédios das "Oficinas Modelo da Rede Sul Mineira". Esse conjunto de prédios construídos na década de trinta, do século vinte, foram os mais bem planejados e construídos, para os fins a que se destinavam na América Latina, só existindo similares nos EUA e Canadá(O conjunto de oficinas da antiga Rede Sul Mineira encontra-se hoje em completo abandono), . Originalmente o prédio da rotunda se destinava a posicionar locomotivas, carros de passageiros e vagões nos trilhos da ferrovia através de um Girador, o espaço oferecia serviços de manutenção mecânica, pintura e jateamento. Dada a sua função básica seu projeto levou a ter a forma de semicircunferência, sendo a única meia rotunda brasileira. Das vinte quatro rotundas erguidas no Brasil quatorze foram demolidas e somente duas restauradas, a de São João del Rei e a de Cruzeiro. O prédio da Rotunda de Cruzerio foi restaurado pela iniciativa privada (Fundação Iochpe) sob orientação de voluntários da ONG "Grupo Preservacionista Casa do Engenho", com o objetivo de criar um espaço cultural onde estariam representadas as cidades do Vale Histórico, posicionando Cruzeiro como um portal de entrada para região. Atualmente o prédio encontra-se novamente em relativo estado de abandono, desviado de suas funções e destinado a abrigar eventos secundários, não recebendo nenhuma manutenção, o que tem comprometido sua estrutura.

Igreja Santa Cecília
Primeira Matriz da cidade, teve a construção concluída em dezembro de 1896.

Capitólio Teatro Municipal: Construído em 1929, possui espaço para exposições e uma excelente acústica. Já foi palco de shows de artistas nacionais importantes. 

Bosque Municipal: Parque municipal com 28.869 m², possui uma vista, pista de bicicross, parque infantil, pista de cooper e um lago.

Escola Arnolfo Azevedo: Escola tradicional do município localizada numa praça no Centro da cidade. Ainda é possível ver as inscrições na fachada indicando a divisão de meninos e meninas na escola.

Belvedere Santo Cruzeiro: Praça onde é possível ter uma vista geral da cidade, emoldurada pela Serra da Mantiqueira. Localizada no perímetro urbano no bairro do Jardim América mas precisamente na praça João XXIII. O monumento homenageia as santas missões realizadas na cidade.
Belvedere "A Santa": Ao lado da SP-52, precisamente na 
Garganta do Embaú, divisa entre Cruzeiro e Passa Quatro. É um local de vista exuberante e própria para descanso, com comércio de lanches em geral e acesso a água em fonte natural. A vista desse ponto é aproximadamente de 1.800 metros de altitude. No local há um altar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, denominada "A Santa" devido à imagem de Nossa Senhora Aparecida, instalada sobre um altar. Localiza-se na Serra da Mantiqueira, e assim denominada APA; distante de 21 km do centro de Cruzeiro.

Túnel da Mantiqueira:Construído pela Minas and Rio Railway, localiza-se a aproximadamente a duzentos metros do belvedere da Serra da Mantiqueira, onde se encontra "A Santa". Esse famoso túnel ferroviário, foi palco de eventos marcantes para a história. Por exemplo, por ocasião de sua construção, feita pelos ingleses da Cia "Minas and Rio Railway", recebeu o imperador D. Pedro II e sua comitiva, era o orgulho ferroviário do império, tendo sido o maior túnel ferroviário construído até então na América Latina. Dado o posicionamento estratégico do túnel, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o local teve uma guarnição instalada pela frente de defesa dos revolucionários paulistas, nesta ocasião teve os trilhos removidos de seu interior, que foi preenchido com uma barricada, objetivando impedir a passagem das tropas federais de Getúlio Vargas. O túnel tem aproximadamente 1 km, com suas extremidades entre São Paulo e Minas Gerais.

Pico da Gomeira: Um pico da Serra da Mantiqueira com 2068 metros de altitude, cujo cume está precisamente na fronteira entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo possível avistá-lo a partir do centro de Cruzeiro. O lugar é um atrativo para os praticantes de trekking oumontanhismo. Seu cume está a aproximadamente 7 km do acesso pela SP 052, a partir da Garganta do Embaú.

Pico do Itaguaré: Outro importante cume da Serra da Mantiqueira, na próximo da divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, com acesso pela SP 52. Possui 2.308 metros de altitude e do seu topo é possível avistar todo o Vale do Paraíba. Não é explorado turisticamente, sendo utilizado somente por aqueles que praticam montanhismo.

Pico dos Marins: Possui 2.422 metros de altitude, de onde é possível visualizar parte do Sul de Minas e do Vale do Paraíba. Local excelente para prática de montanhismo, com via de acesso por Piquete.

Pedra da Mina: Seu cume fica na divisa entre Cruzeiro e Passa Quatro e é o ponto culminante da Serra da Mantiqueira, com 2.798 metros. Esse é outro lugar que tem sido destino predileto dos praticantes de trekking e montanhismo.

Garganta do Embaú: O ponto de transposição mais baixa da Serra da Mantiqueira e está a aproximadamente 20 km do centro da cidade, o local é trecho demarcado daEstrada Real e por onde também passaram os bandeirantes durante suas incursões ao interior de Minas Gerais.

Pico do Focinho do Cão: Local de beleza natural, que corre sobre rochas, possuindo uma caverna perfurada pelo próprio riacho que segue por baixo de um morro a cerca de 500 metros, voltando a ser remanso novamente. É utilizado turisticamente pelos cruzeirenses. Existe na Área, local para camping rústico, piquenique e estacionamento.

Cachoeira do Cantagalo: Trecho do rio Brejetuba tem uma nascente com piscinas naturais, Área para camping, campo de futebol, restaurante e estacionamento. Localiza-se próximo ao Bairro do Brejetuba, com bar, restaurante, campo de futebol, várias fazendas agropecuárias e casas de campo. Chega-se ao local pela entrada de acesso para Passa Quatro, retornando por Passa Vinte a esquerda, utilizando Vicinal.

Reino Encantado: Localiza-se na Serra da Mantiqueira, na Estranha Cruzeiro/Pinheiros, encontrando o local de beleza natural, com um pequeno regato que corre por sobre rochas cristalinas, onde surge um pequeno canyon, cortado nas rochas pela ação erosiva das águas, o canyon estende-se por aproximadamente 500 metros, onde o riacho volta a correr em terrenos abertos. Mesmo sendo uma área pitoresca, seu relativo abandono pelas autoridades levou a uma continua degradação de sua cobertura vegetal original, os campos, que hoje envolvem os terrenos ao redor desse sítio, são o resultado da destruição sistêmica da rica cobertura original composta por uma floresta de mata Atlântica. Possui uma Área para camping rústico, pic-nic e estacionamento.

Estação Ferroviária: Antiga estação ferroviária, construída em 1884, antes mesmo da fundação da cidade. Hoje o prédio principal não é mais usado, mas o pátio de manobras ainda é de usado pela MRS Logística. O prédio principal é de responsabilidade da prefeitura municipal. Mas, com os anos, edificação foi sendo deteriorada e atualmente encontra-se em péssimo estado de conservação. Porém, em 2017 a Prefeitura Municipal recuperou um convênio com o Ministério do Turismo do governo federal para restauração do prédio histórico.

Mundo Novo - Cachoeira do Curiaco: Localizado próximo na divisa com a cidade de Piqueti, ao lado da rodovia de ligação entre os dois municípios. Possui vista para o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré.

Toca das Andorinhas: Local para o ecoturismo localizado na Serra da Mantiqueira, entre os Picos do Itaguaré e dos Marins, na divisa dos municípios de Cruzeiro e Piquete. A área onde se localiza a cachoeira é de propriedade particular. O acesso ao atrativo é feito, partindo da região central do município, pela rodovia SP-52, até o Km 6, de onde se segue por estrada municipal, por mais 10 KM, até o bairro Rio Monteiro e , a partir daí, por trilha de aproximadamente 4 Km até o atrativo. O trajeto, até a o bairro Rio Monteiro, é feito por via pavimentada e sinalizada. O atrativo está localizado a uma altitude de 1.700 metros. É uma cachoeira de rara beleza e tem seu nome diretamente ligado às aves que habitam a região. No bairro Rio Monteiro, próximo ao atrativo, há pousadas e restaurantes.

Trilha da Revolução: Exploração dos locais históricos em que atuaram as tropas, incluindo aqueles em que ocorreram os combates entre as tropas paulistas e as tropas federais durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzeiro_(S%C3%A3o_Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário