terça-feira, 19 de dezembro de 2017

GESSNER POMPÍLIO POMPÊO DE BARROS E LEMBRANÇAS DE 1932

Diário de meu avô, Itapetininga, 10/7/1932 - 10
/07/2008

Uma historiadora da arte, como eu, é como diz o nome, primeiro uma historiadora. Assim, depois que minha mãe faleceu, fui eu quem ficou com o diário de meu avô materno, com algumas entradas interessantes sobre a revolução de 1932.
Naquela época, meu avô morava em Itapetininga, no estado de São Paulo. Era diretor dos Correios e Telégrafos da cidade e de acordo com minha mãe, que morou lá até os onze anos de idade, moravam na própria casa dos Correios: um sobrado em que embaixo ficava a agência e a casa deles em cima. Vovô era um advogado formado pela Universidade do Brasil e em 1932 já trabalhava há alguns anos nos Correios e Telégrafos. 
Tanto que suas três filhas, cujas idades se ajuntam no período de 4 anos, de 1925 a 1928, nasceram em cidades e estados diferentes do Brasil. 
A primeira, minha mãe, Yonne, nasceu no Rio de Janeiro, sua irmã do meio, Yedda, nasceu em Itararé em São Paulo e a caçula, Neyde, nasceu em Araxá, MG. 
E em 1932, meus avós se encontravam em Itapetininga. 
Não é surpresa meu avô ter feito um diário. 
Era um homem de letras. 
Mais tarde, nos anos 50 já estabelecido há anos no Rio de Janeiro, foi colunista semanal de um vespertino carioca.
Como sempre tive interesse na história do Brasil, fiquei muito emocionada ao encontrar passagens no seu diário que refletem a revolução de 1932. 
No dia 9 de julho, propriamente dito, não há nenhuma anotação. Mas no dia seguinte:

10 de julho 932
Rebentou ontem em São Paulo uma revolução com caráter constitucionalista. Este movimento já hoje se alastrou por todo o Estado de São Paulo… Fala-se que São Paulo pegou em armas para restaurar o império da Lei no país. Analisando-se este acontecimento sem paixão nem parti pris parece ser pequeno o móvel da revolução, porque já o governo federal havia marcado o prazo para a constituinte. 

Meu avô chamava-se Gessner Pompílio Pompêo de Barros (MT – 1896 – RJ 1960)

Esta é a minha pequena homenagem aqueles que lutaram na Revolução de 32.


10 de julho de 1932, página do diário de Gessner Pompílio Pompêo de Barros, Itapetininga, SP

In Peregrina Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário