sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

NELSON DE SOUZA RODRIGUES, O HOMEM DOS PÁSSAROS

Na década de 70, ele foi parar nas páginas do jornal "O Estado de São Paulo", através de um jornalista especialmente enviado a Pirassununga para fazer uma reportagem sobre ele.
Nelson de Souza Rodrigues, engenheiro agrônomo, possuía, então, uma criação de 400 pássaros, entre eles duas sabiás, uma poca e outra laranjeira, albinas, raríssimas e muito cobiçadas na época.
Albinas, porque eram brancas, de olhos vermelhos, penas e bicos amarelo-claro e não suportavam o sol.
Segundo reportara o enviado, "a sabiá albina é um pássaro triste e sem vida, apesar da beleza de sua plumagem branca".
Nelson explicava que "o albinismo é um fenômeno pouco comum entre as aves e são raros os casos registrados na literatura da fauna brasileira. São pássaros meio abobados, enxergam mal e, por isso, quase indefesos".
Em troca da sabiapoca branca já haviam ofertado a Nelson um volkswagen 68, mas assim ele respondia:
- "Gosto de criar pássaros, de estudá-los e o dinheiro pouco representa para mim, pois não poderia conseguir outros exemplares assim fenomenais". 
A vasta sala do colecionador era enfeitada por gaviões e tangarás empalhados.
No quintal, faziam a festa araras, handais, periquitos e pássaros coloridos brasileiros, africanos, europeus e australianos, um tico-tico rei róseo, saíras do Rio Negro, tangarás de topete vermelho, tangarás azuis com faixa preta e topete vermelho, estes nativos da região, e gralhas e tucanos, etc.
Mas a principal atração ficava por conta de um japu-açu, pássaro preto de bico amarelo, que nunca foi ensinado, mas era capaz de abrir e fechar caixa de fósforos, desamarrar embrulhos com nó cego e amarrar um barbante na armação da gaiola de tal forma que ninguém conseguia desatar, além do que carregava no bico o recipiente de água ou ração para onde desejasse.

Um caso curioso relatado por Nelson foi a história de amor entre uma jandaia que acasalou com um príncipe negro e nunca mais se separaram.

Alguém sabe mais sobre esse colecionador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário